Alfabetização, Escolarização

Calma… não vos irei inundar com tiradas de erudição e quadros sem findar. Apenas gostaria que, em muitos outros dados disponíveis, reparassem na forma como se distribuía no século XIX o nosso atraso educativo em termos regionais. Para mim, foi sempre curioso perceber porque Coimbra, o distrito com a nossa mais tradicional Universidade (e então a única) era um daqueles em que a população era das menos alfabetizadas, em conjunto com outros distritos do centro do país. Se fizerem um cruzamento destes dados com os da religiosidade encontrarão umas relações interessantes que talvez nos façam entender porque a Educação, em dados contextos, era apenas uma das facetas de uma dualidade do país que ia para além da oposição interior/litoral.

AlfabJá agora, e porque é matéria que está relacionada com esta e é mais da minha área de (fraca) especialidade, repare-se como se distribuía a escolarização feminina no país em finais de Oitocentos. A “anomalia” insular explica-se, sem me alongar muito, pelo efeito da fortíssima emigração masculina. Mas ao nível do continente dá para perceber bastante bem os espaços de maior conservadorismo ou progressismo educacional no país pois nada como a educação das mulheres para testar as mentalidades de então.

EscolarAs fontes dos dados são os censos e o Anuário Estatístico de 1900.

 

One thought on “Alfabetização, Escolarização

  1. Empiricamente (não sei as %) dentro do Estado Novo a % de mulheres escolarizadas em Castelo Branco terá diminuído. Só tenho o caso das minhas avós (que sabiam ler) e o caso da minha mãe que só foi à escola depois de adulta. Acho isso muito curioso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.