Será a Tecnologia a Solução?

Andamos sempre a correr atrás do que parece ser a última novidade que pode melhorar o desempenho dos alunos, diminuir as desigualdades e estimular maior interesse nos alunos. Os meios informáticos são a novidade da última década e as TIC parecem trazer em si um atractivo indesmentível junto dos alunos. Até já há quem apresente manuais com capacidades multimédia a partir da utilização de smartphones.

O problema, o bom e velho problema, é que as tais desigualdades raramente conseguem ultrapassar-se dessa forma. Na melhor da hipóteses, podemos impedir que aumentem mais. Ou podemos minorar situações ou sensações de exclusão.

No caso de escolas com populações heterogéneas do ponto de vista socio-económico é muito visível a diferença da relação com as novas tecnologias. Se levarmos uma turma, sem agenda definida (final de ano, matéria dada, tempo para ideal para fruir o que em outros momentos não é possível) para uma sala de aula com computadores é muito evidente a diferença na reacção entre aqueles que têm recursos disponíveis em casa e não só (que chegam a mostrar algum enfado, visto que nem tudo pode ser acedido na escola e acabama  pedir se não podem usar os seus próprios equipamentos e ligações à net) e os que pouco ou nada têm (que correm que nem uns doidos em busca de um lugar, já que a relação dos equipamentos é de 1 para 2 ou 3 alunos, conforme a dimensão das turmas e estado de conservação do material).

É nestes casos em que me estou mais nas tintas para aquela forma de pensar que considera que todas a actividades devem ser relevantes para as aprendizagens formais e me dá prazer ver como é possível permitir alguma felicidade com tão pouco, mesmo que por vezes seja apenas diversão.

Se isto é um vislumbre de um qualquer novo paradigma? Não acho, porque tem muitas semelhanças com o que se passava, há umas décadas, com o acesso aos livros ou à televisão. O que muda verdadeiramente é o meio, não tanto o factor humano.

Releitura do pensador de Rodin

6 thoughts on “Será a Tecnologia a Solução?

  1. Por aqui alguns não têm pc´s ou portáteis mas vão tendo tlm e há uma série de aplicações interessantes que se podem aproveitar. Há que investir nisso, fica mais democrático.

    Gostar

  2. Completamente de acordo, embora seja coca-bichinhos das novas tecnologias.

    Deixo aqui uma reflexão proposta por Dias de Figueiredo em abril deste ano:

    “Enquanto as experiências pedagógicas ditas inovadoras se centrarem na utilização pedagógica mais ou menos instrumental de computadores, tabletes, telemóveis, Web ou redes sociais e não numa educação mais alargada, mais sustentável, mais duradoura, mais transformativa, mais cidadã, que convoque as TIC na exata medida em que elas são do mundo de hoje, mas não mais do que isso, as TIC continuarão a dominar artificialmente as agendas de investigação e a adiar a urgente renovação da educação e das pedagogias.”

    Gostar

  3. Talvez fosse mais importante investir numa cultura de esforço, empenho, dedicação e valores de humanidade…
    Vivemos numa sociedade que parece abominar o silêncio, a introspecção e o pensamento… têm, desde pequenos, que andar continuamente sob o efeito simultâneo de estímulos variados (visuais, auditivos, tacteis,…), numa alienação crescente, em que discursar “pela rama” e “com lugares comuns” parece ser suficiente…
    A democracia corre sérios riscos no mundo de hoje… se algo, a conseguir salvar será o conhecimento aliado quer à capacidade crítica, quer aos valores de humanidade…

    Gostar

    1. J.F. a sua frase “Talvez fosse mais importante investir numa cultura de esforço, empenho, dedicação e valores de humanidade…” tem sido a minha maior batalha estes últimos anos. Mas tem razão quanto ao silêncio. Todos fogem do silêncio, não sabendo de todo o quanto é importante ou quiçá, o expoente maior para a tal Educação com aprendizagens duradouras, que forma cidadãos completos e definitivamente mais humanos. Que saibam olhar nos olhos, que gostem de escutar, de opinar, de criticar e que saibam conversar cara a cara.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.