A Escola Burrocrática – 2

Neste modelo de escola em que o registo e a legitimação do acto estão acima do acto em si, e em que a produção de sucesso estatísticos é uma prioridade em relação ao sucesso das aprendizagens efectivas, o professor é professorzeco em todo o seu esplendor de menoridade e falta de autonomia. O professor da disciplina é “portador” de informações para a reunião, que podem ser aceites ou não. Porque a linha de comando e a cadeia hierárquica de pressão se faz sentir num CTurma como na escola se faz sentir da direcção unipessoal para os departamentos, grupos e DT, como se faz sentir no sistema da tutela e do seu aparelho administrativo sobre as direcções. Há quem confunda isto, erradamente, mas de forma consciente, com responsabilização.

Eu sei que a lei empurra neste sentido, mas a resistência ao disparate e ao amputar da autonomia dos professores passa exactamente por não se exacerbar o que na legislação já é pouco razoável. E se repararem a verborreia eduquesa anda quase sempre a par do autoritarismo administrativo.

Burrocracia3

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