Vejamos os nºs 5 e 6 do artigo 13º do despacho normativo n.º 4-A/2016 de 16 de Junho (vulgo OAL):
5 — É permitido o desdobramento de turmas em disciplinas dos ensinos básico e secundário, nos termos do artigo seguinte.6 — De modo a possibilitar o desenvolvimento da oralidade e da produção escrita, as escolas organizam os horários das turmas, podendo, para tal, encontrar soluções organizativas diversas que podem passar pela marcação de um tempo semanal simultâneo de português e de língua(s) estrangeira(s) dividindo -se, nesse tempo, os alunos numa lógica de trabalho de oficina.
.
Considero válidas duas leituras daquele “e“:, após diversas conversas com colegas de outras escolas:
.
- É possível desdobrar turmas em Português e línguas estrangeiras, num tempo por semana por cada disciplina.
- É possível desdobrar turmas em Português e línguas estrangeiras, num tempo semanal simultâneo às diversas disciplinas.
A primeira leitura é mais linear e, admito, terá alguma lógica para o 2º ciclo em que apenas existe uma língua estrangeira, tendo como elemento de comparação o que se passa no 3º ciclo com as Ciências Naturais e Físico-Química (embora nos nºs 1 e 2 do artigo 14º isso seja explicado em outros termos). Mas, no caso do 3º ciclo, em que existem duas línguas estrangeiras, julgo que fará pouco sentido e será muito pouco operacional, devendo interpretar-se como desdobramento da turma no âmbito da mesma disciplina.
.
Qual é a vossa opinião?
A leitura que eu faço é que é apenas um tempo em que a turma deverá ser dividida e uns alunos estarão em Português e outros em Língua Estrangeira. No caso do 3º ciclo, a escola é que optará por atribuir essa hora a uma ou outra Língua Estrangeira (por exemplo, no 7º ano, têm Inglês e, no 8º, Francês).
GostarGostar
Sim, é uma das possibilidades, mas existe um grande desequilíbrio entre a carga horária de Português e Inglês no 2º ciclo, acrescendo que é nível de (quase) iniciação. No 3º ciclo, acho que deveria existir desdobramento, mas entre Francês e Inglês e no caso de Português, desdobramento da turma no âmbito da própria disciplina.
GostarGostar
Preciso de ler a legislação relativa aos desdobramentos. No secundário, por exemplo, há disciplinas que desdobram sozinhas (por exemplo, a Matemática) e outras que desdobram em conjunto com outras (Biologia e FQ, por exemplo). Vou ver como está redigida a legislação para cada um dos casos.
GostarGostar
optando vai-se para o inglês já que a outra é iniciação e tem melhores resultados. acho eu.
GostarGostar
Este modelo parece-me péssimo. Colocar 4 tempos com a turma inteira, intercalados com 1 tempo em que está apenas meia turma, condiciona aquilo que pode ser feito nesse tempo de meia turma, um vez que só após uma semana a outra meia turma terá esse tempo no horário.
Não conheço os programas de Português mas, a não ser que haja atualmente uma folga significativa no tempo necessário para cumprir os programas, este modelo transportará consigo graves problemas.
GostarGostar