Odemirei-me

Pela dimensão das comunidades estrangeiras a trabalhar e viver em Odemira, desde as europeias às asiáticas, como a nepalesa ou a tailandesa, atingindo quase 15% da população total. Para um concelho de grande dimensão, muito dual entre a zona litoral mais turística e o interior rural, a sua integração é algo mais do que um problema académico.

Quanto a surpresas adicionais, ficam aqui os três catálogos dos concursos de BD que há quase um década vão sendo por lá feitos.

Foto3114

2 thoughts on “Odemirei-me

  1. Trata-se de um concelho – que conheço de perto – que se está a tornar cada vez mais problemático. Reproduz, e acentua em crescendo, a assimetria que atravessa o país (como se assinala no post), entre o litoral, a “montra do conselho”, turístico e “desenvolvido”, que detém as rédeas do poder político e económico, e o interior, envelhecido, empobrecido, desertificado e esquecido. O Concelho de Odemira, no seu todo, enfrenta graves problemas de sustentabilidade a prazo. Porque, além do declínio das zonas interiores (irreversível, se as actuais orientações políticas se mantiverem, quer a nível nacional, quer concelhio), o próprio litoral (“zona de paisagem protegida”…) está a ser alvo de uma vasta operação de agressão ambiental, perpetrada pela agro-indústria maciça, cujos efeitos só serão mais notórios quando for demasiado tarde… Do ponto de vista social e humano, essa massa de emigrantes (e não estão contabilizados os ilegais) enfrenta condições de trabalho, de alojamento e de integração muito complicadas, havendo casos de abuso que configuram um regime de semi-escravatura.

    Gostar

  2. E no Algarve, na zona de Tavira!? Quantos? Aos montes! E sempre de garrafa de cerveja na mão que depois é atirada para onde calha! Será que estão todos legais? A fazer os seus descontos? E quantos locais, queriam trabalhar,mas como não são máquinas robotizadas, não o conseguem fazer? O que é isto? Não há controlo sobre nada? E o português assiste.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.