28 de Agosto de 2005

O último dia em que existiu uma carreira docente em Portugal. No dia seguinte iniciar-se-ia um longo congelamento das progressões, interrompido apenas no contexto eleitoralista de 2008-09 e retomado em seguida como prática comum, porque a constitucionalidade dos direitos é algo muito relativo. Em Janeiro de 2007 seria decretado um novo Estatuto da Carreira Docente, menina dos olhos de José Sócrates, Maria de Lurdes Rodrigues e seus apaniguados e colaboradores, entre os quais estão muitos dos que agora se querem fazer passar por amiguinhos dos professores  – e sim, estou a pensar por exemplo, num dos operacionais no terreno de então que agora sonha com sucesso – acreditando na memória curta da maioria que já parece aceitar a recuperação branqueadora de muitos dos que legislaram a efectiva domesticação proletarizadora da docência. que vieram outros a seguir que nada fizeram contra isso e ainda escancararam mais a porta? Sim, é verdade, como é verdade que devemos ter vergonha na cara e a decência de nomear as bestas de então pelos nomes, não os encobrindo com outros em nome de conveniências actuais.

Quanto à gente de agora, nos bastidores ou com direito a primeiro plano? Ou estiveram caladinhos, com medo de arriscar o futuro, ou cavalgavam a situação de outrora, porque parecia inabalável.

Ahhhh… há os que na altura gritaram muito, mas que agora estão presos pelos tintins e só piam fininho depois de autorizados. E sim, estou a pensar em grandes líderes façanhudos que aterrorizam as criancinhas que escrevem no Observador.

Alcatrao

5 thoughts on “28 de Agosto de 2005

  1. Exatamente! Tudo caladinho que nem ratos, mas se fosse com um qualquer Passos Coelho e & é que seriam os vilões! Nem uns, nem outros. Dão- me vómitos!

  2. É preciso que os teus resmungos se transformem em acusações claras e factuais. Para que possam resistir de tribunal. E depois…divulgar.
    Começo a estar farta de segredinhos e insinuações. Diga-se a coisa claramente,
    O futuro julgará.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.