Paparucos e Gambuzinos

Parece que há quem acredite neles e não perceba que para a maioria dos que os frequentam os cursos profissionais são um fim de linha. Não seria necessariamente um mal se, apesar da impreparação para ingressar na Universidade, estivessem em boas condições para entrar no mercado de trabalho.

Do ensino secundário ao ensino superior: A maioria dos estudantes que completam o ensino secundário em cursos científico-humanísticos prosseguem estudos no ensino superior (84%), designadamente em cursos de licenciatura e integrados de mestrado, mas apenas 18% dos estudantes oriundos dos cursos profissionais e 55% dos estudantes oriundos dos cursos artísticos especializados encontram-se, no ano imediato, a adquirir uma nova qualificação em Portugal.

gambuzinos

3 thoughts on “Paparucos e Gambuzinos

  1. A minha filhota já é caloira. Vamos agora ver as condições especiais de avaliação que vai beneficiar: ela é NEE e sempre beneficiou de apoio. Veremos, no concreto, como é que o Superior trata os NEEs.

    Gostar

  2. Claro! Porque sempre foi uma intenção deliberada por parte dos sucessivos governos (refiro-me aos de Sócrates – com a sua D. Lurdes, seguida da D. Isabel – e ao de Passos – com o analfabeto educativo Nuno Crato) de afastar os alunos dos cursos profissionais do ensino superior! O que não acontecia com os cursos técnico-profissionais e tecnológicos, já que os programas das disciplinas da formação geral e específica eram iguais. Alguém é capaz de me justificar por que razão os alunos dos cursos profissionais têm programas diferentes e, no final, têm de fazer exames de acesso com os programas da outra via?

    Tudo isto afastou os bons alunos dos cursos profissionais, tornando-os, também por essa via, ensino de segunda. E já nem falo da grande realização do Dr. Crato: os cursos vocacionais! Espero bem que alguém faça uma avaliação isenta do funcionamento de tais aberrações. Mas duvido…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.