7 thoughts on “Novo Ensino Recorrente

  1. Tá-se bem, na medida em que é uma modalidade que, na prática, não funciona, a não ser em meia dúzia de escolas de grandes centros, na modalidade presencial, já que o Dr. Crato elevou para um mínimo de 30 alunos a todas as disciplinas o mínimo para a abertura de uma turma (que, na sua delirante versão, deveria ser extinta mal desistissem seis…). Na outra, na não-presencial – que se traduz num acréscimo de trabalho, às vezes inaudito, para os professores das escolas que foram escolhidas como vítimas – os “exames” só começam em Janeiro. De qualquer modo, ouvi noutro dia o sr. ministro dizer que iria ser criada uma modalidade a distância, baseado numa escola em Lisboa. Há uns anos desmantelaram inexplicavelmente a “escola móvel”. Agora parece que estão a retomá-la. Espero para ver…

    O resultado é que andam jovens a acabar o Ensino Secundário nos cursos EFA, que não foram criados com tal finalidade e que, dada a ligação que é deita às “novas oportunidades” são por vezes desvalorizados no mercado de trabalho. Mas até estes cursos dificilmente abrem fora dos grandes centros, o que faz com que uma pessoa que vive na Sertã, ou em Foz Côa, ou em Montalegre não tenha os mesmos direitos de outro que vive em Lisboa, ou Coimbra ou Leiria.

    A educação de adultos, no ensino público está uma lástima.

  2. Estou um bocadito entediado. Não sei porquê, porque o jantar foi magnífico. Mas, desde hoje de manhã notei a presença de um pingarelhoback que me pergunta porque não mudo de vida. Vou responder: porque não me apetece.
    E não vou dizer que não vou responder outra vez a esse pingarelhoback, uma tal Nuno Capital do Norte.
    Vem cá, Nuno, vem cá!
    És uma tola!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.