Reutilização

Dos manuais. Um bom princípio, mas um objectivo a alcançar com alguma plenitude apenas a médio prazo. Antes disso, é necessária uma fase de educação para a utilização dos manuais pelos alunos e para a sua produção pelas editoras em moldes que isso seja possível em boas condições, a partir do 3º ciclo, por exemplo. Nos primeiros anos de escolaridade, acho complicado pois retira aos alunos a liberdade para o manuseamento do material que não sentem como seu. Sim, há sociedades em que isso acontece, em que os bens são vistos como de algo comum, em que os indivíduos devem respeitar interesses mais altos do que a sensação de propriedade individual. É aí que o meu colectivismo esbarra um bocado, substituído por um despesismo público que talvez seja esquerdista, talvez individualista, não sei, perco-me nos rótulos. Prefiro que os manuais sejam mesmo dados a quem deles precisa e comprados por quem o pode, preferindo poupar em não andar a substituir manuais ao ritmo delirante de cada novo conjunto de metas, programas, ortografias ou manias. O desperdício nos últimos 8-10 anos em materiais relativos a Português, Matemática ou o Inglês de Cambridge daria para muita coisa. Já nem falo em alguma contenção nas árvores abatidas para produzir tanto bloco pedagógico e na tinta escorrida para tanto berloque ilustrativo.

Último detalhe, mais afectivo… eu sei que não partilhado por muita gente. Mas… como reconstruir a memória de uma infância sem os velhos livros da escola?

livros

3 thoughts on “Reutilização

  1. Estou perfeitamente de acordo e nem entendo muito bem como agora parece que está tudo de acordo com as trocas. Um aluno daqui a 2 ou 3 anos se quiser ver/recordar algo anterior, não pode.
    Também há o recordar, ver, mostrar daqui a 10,15 anos… como eram os manuais.
    Penso que a grande maioria poupa nos manuais, mas gasta o mesmo ou mais em algo muito menos importante do que os manuais.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.