… concluíram de novo que os alunos que já chumbaram sabem menos do que os que não chumbaram. A mim parece óbvio que um aluno que teve dificuldade e precisou de mais um ano para completar determinada fase do seu trajecto escolar dificilmente se tornará o melhor da turma. Pode acontecer, mas será excepção. Mas, aparentemente, há quem ache que os alunos que já chumbaram se devem tornar melhores alunos do que os outros, numa espécie de raciocínio que me escapa, pobre mortal que nada percebe de metodologias avançadas e conceptualizações sofisticadas. A mim parece claro que os alunos que já chumbaram serão alunos naturalmente mais fracos do que aqueles que passaram sempre. Afinal, não chumbaram por causa da excelência demonstrada… ou apenas porque professores cruéis lhes quiseram estragar o presente e futuro. Mas há quem ache que não é assim e o demonstre com Ciência com letra grande. E, como consequência, que não vale a pena chumbarem. Brilhante, acho eu, que fico ofuscado com tamanho brilhantismo com chancela institucional da maior qualidade.
É o eterno mito de que todos os alunos querem estar na escola, dentro de aulas, querem aprender o que para ali estamos a tentar motivar, explicar, ronronnar…. É o eterno mito de que se não transitaram a culpa foi dos professores, ou do sistema, ou dos pais, da família, ou sua falta, ou porque não está interessado na escola. Depois aparecem com 17 anos em turmas de 7º ano, fora os que aparecem em turmas de 5º e 6º anos, e obviamente o enfado é ainda maior.
É o eterno mito de que todos queremos aprender, todos temos de aprender,porque todos os fazem, naquela idade , etc. E por isso, não se reprovam alunos, não se deve.
É o eterno mito de que eles agora bem sabem o que fazer com o 9º ano, quanto mais o 12º, e que chatice têm de estar até aos 18 na escola.
É, por fim ,o eterno mito de que todos queremos o mesmo, temos de querer o mesmo, quando há miúdos que não querem, e é ainda mais um tormento para eles e para professores. A indisciplina, começa assim.E a prioridade, heás, é dar atenção aos que…reprovaram .
GostarGostar