Nada que se Estranhe

É mais do que uma hipótese conspirativa que a austeridade imposta aos países do sul, com os seus resgates e juros, tenha sido mais uma forma para salvar a banca alemã do que propriamente moralizar as contas e desequilíbrios orçamentais cá da malta. O colapso do Deutsche Bank é algo quase impensável, em especial se lhe juntarmos o moralismo financeiro e pseudo-ético dos xóibles e dos seus súbditos nacionais. Mas é uma hipótese. Ou de ser apenas uma espécie de buraco bancário a uma escala global. Nos EUA há muito dinheiro a pagar mesmo se os número têm vindo a descer. A corrupção em larga escala (a globalização da corrupção é outras das vantagens dos novos tempos) é coisa de espantar, devendo envergonhar quem por cá se contenta com tostões. Se acontecer o descalabro e com ele cair em desgraça a grande luminária política da nova geração de liberais em cueiros, quem pagará os 30 dinheiros aos (nossos) judas locais? Claro que nessa altura nunca, alguém, terá tido seja o que for a ver seja com o que for que eventualmente se alegue que hipoteticamente aconteceu. Apenas vergaram a espinha em nome do país. De um país. Que não o deles. São cidadãos globais. Como aquele que, pelo menos, assume de caras a mando de quem anda, a quem chama amigos.

No caso do Deutsche Bank, a corrupção está mais do que demonstrada, assim como a imensa fraude da Volkswagen. Só que os americanos têm a capacidade para os meter no lugar e, mesmo que descendo a parada, impor-lhes sanções das que doem. Em dinheirinho.

Pela Europa, alguma vez será possível castigar quem – sabendo bem o que fazia ou com quem e com o que colaborava – foi responsável por tudo o que gregos, portugueses e espanhóis (e outros) têm passado?

Lama

3 thoughts on “Nada que se Estranhe

  1. São factos. Mas eu temo as consequências politicas: a desagregação politica já estava espalhada com o renascimentos das direitas populistas um pouco por todo o Norte. O colapso financeiro da UE vai acentuá-las. Veremos a força do BCE.
    De notar que os PIGS já andam em negociações… fizeram bem!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.