Manuais e Equívocos

Entre os pareceres pagos pelas editoras e as fés inabaláveis da secretária de Estado vai pouca distância, menos do que parece, porque todos se movem na esfera do deve/haver de ganhos e perdas para as suas contas, raramente estando o “interesse das famílias” realmente em causa.

Sou tendencialmente a favor da gratuitidade dos manuais no ensino obrigatório e tendencialmente contra a sua reutilização obrigatória, pois as coisas estão longe de ser sinónimas. Acho que a gratuitidade não deveria ser universal, porque prefiro que quem mais precisa tenha tudo o que necessita e a tempo e quem pode pagar o faça. Quanto à reutilização, também acho que não deveria ser um princípio obrigatório, porque sou dos que acham que a construção das memórias individuais se faz também a partir do que se guarda. E discordo que se obriguem os alunos a ter manuais gratuitos, caso eles não os queiram de volver… isso é que é atentar contra a “liberdade das famílias”.

Claro que não defendo a liberdade para deitar fora os manuais que se receberam de borla. Mas… nem sequer é algo muito caro para o Estado. Embora perceba que as editoras de manuais se arrepelem todas só de pensar que poderão passar a vender menos uns 50% ou mais de manuais de um momento para o outro nos primeiros anos de escolaridade. É o negócio delas. Mas colocar-se na posição de superioridade moral como esta secretária de Estado parece estar sempre a fazer, também me irrita, pois se eu quiser comprar e ficar com os manuais da minha filha, porque raio de imperativo ideológico é que não o poderei fazer, sem que seja amesquinhado por uma qualquer governante de passagem pela 5 de Outubro?

livros

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s