A Culpa é dos Velhos

É o que se depreende, sem grandes subtilezas hermenêuticas do título do Observador, esse farol de defesa do rejuvenescimento docente, no qual nenhum articulista ou dirigente alguma vez defendeu as políticas que conduziram ao encerramento dos quadros de docentes (embora, verdade se diga, eles preferissem o despedimento colectivo dos que estão, porque insurgentes e insubmissos só os compinchas).

Quanto mais velhos os professores, maior a indisciplina nas aulas

O que eu ainda não percebi bem no meio disto é se a indisciplina é porque são velhos os professores ou se são os velhadas encarquilhados que não sabem dominar as turmas. O mais certo é ser tudo ao mesmo tempo. E o melhor é extinguir as velharias ambulantes, porque parece que a malta nova se importa menos ou reporta menos, porque já percebeu que adianta pouco.

Outra coisa que eu também não percebo é se certas coisas que @s menin@s fazem nas aulas não mereceriam ser escarrapachadas diariamente no site das escolas, mesmo que anonimamente, para ver se alguns progenitores acusam o toque. Agora é tudo mais digital, mas ao longo do tempo fui guardando relíquias de um passado mais ou menos recente, em que eu era menos velho e menos arrogante do ponto de vista moral (esta é uma directa a um amigo meu do fbook, pessoa que se irrita muito com estas minhas prosas mais direitinhas à canela de muitos estudiosos e seus amplificadores na imprensa), como esta que agora apresento, recolhida há não assim tanto tempo numa aula de 5º ano na mesa de duas jovens meninas. Garanto que tenho exemplos muito melhores e sei que não é nada de inédito, mas este até tem o seu interesse suplementar pelo que revela de necessidades de uma melhor ortografia e de uma séria Educação Sexual ou para a Saúde ou o que seja. Embora revele uma certa dimensão na área dos Afectos com c.

indisc

 

 

One thought on “A Culpa é dos Velhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.