American History X

Há quem goste imenso de nos esfregar na cara com a excelência da qualidade do sistema de ensino americano, até chegarem ao momento em que dizem que o povo americano é estúpido e mal educado. Embora tenham votado em Trump pessoas de todas as condições económicas e não apenas pobres e pouco letrados ou ricalhaços ignorantes. Há quem ache que o sistema americano é o maior exemplo de democracia para o mundo até perceber que quem tem mais votos pode não ganhar (e não apenas não governar), pois é um sistema indirecto com um colégio eleitoral à moda do liberalismo burguês e racista de finais do século XVIII e início do século XIX. Mas também é verdade que há gente que anda por aí a afirmar a sua imensa repulsa quando, lá bem no fundo, são apenas trumpinhos só que sem balls para o assumir.

Como complemento, veja-se um dos grandes filmes do século passado sobre a realidade da América profunda, por muito que nos desagrade, tão legítima quanto a que lê o NY Times a tomar descontraídamente um latte, enquanto planeia o jogging de fim de dia no Central Park, antes de ir a um memorial do Cohen.

3 opiniões sobre “American History X

    1. Em regra, sei como abordar estas coisas, sem ter de recorrer a psicólogos para explicar a política… estes valores “negativos” fazem parte da História e são abordados ao longo dos anos, incluindo a vitória eleitoral de Hitler (e outros).

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.