Imaginem Só…

… as consequências de uma nova alteração de algumas dezenas de palavras nas edições de livros escolares (manuais, livros de apoio às “mudanças”, leituras previstas para o Português no âmbito do PNL, etc, etc, etc, etc, etc, etc) e em tudo o que deixará de poder ser “reutilizado” nos próprios materiais das bibliotecas escolares, tal como aconteceu há menos de um punhado de anos.

Significa isso que defendo a permanência do Desacordo Ortográfico? Nada disso, pois acho-o, como alguém disse ou parecido, uma espécie de Português depilado à metrossexual, muito pós-moderno.

O que acho é que as edições escolares e as de textos para leitura mais ou menos obrigatória pelos alunos devem ter uma versão fixada de acordo com o original e que deve estar imune a humores linguísticos passageiros de capelinhas académicas e que a diferença ortográfica deve ser explicada na sua relação com a evolução histórica do Português. Ler Gil Vicente na versão do AO90 é um exercício deprimente que nos devolve uma versão demasiado amputada do original e de tudo que pode ensinar a sua leitura sem as excessivas modernizações actuais. Se é para ler as cantigas d’amigo como foram escritas? Não, de modo algum. Mas a fixação do seu texto deveria ter algum prazo de validade para além do lustro ocasional.

Mas acho que esta minha ideia é pouco comercial e preocupa-se demasiado com o quotidiano escolar, o interesse dos alunos, de professores (a maioria, pois sei que há quem salive a cada nova rodada de mudanças) e até do próprio Orçamento de Estado (porque a cada nova mudança há que reequipar bibliotecas, subsidiar edições, alunos carenciados e tudo isso).

lampadinha21

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s