Deve ser Engano!

Os professores portugueses são dos que mais adaptam o seu trabalho aos alunos? Só pode ser erro do estudo, pois sabemos de fontes mais do que seguras e por estudos feitos com estatísticas e tudo, que os professores portugueses são conservadores, apáticos, retrógrados, discriminadores, racistas e o que mais for possível encontrar nas investigações de gente renomada e coberta a subsídios da efecêtê para publicar 5 artigos com o mesmo texto, mais ou menos parágrafo e cor dos gráficos, em revistas nacionais, estrangeiras e afins. Comparar este tipo de conclusões com o discurso oficial dos especialistas em Educação sobre os professores portugueses e a “escola do século XIX” seria cómico, se não fosse trágico e não nos moesse o juízo quase todos os dias do ano. Há toda um trupe de escrevinhadores, consultores, conselheiros nacionais, investigadores, académicos de monta, a dizer que os professores portugueses são do piorio, que não ligam aos alunos, que lhes viram as costas, que discriminam os pobres e os de outras etnias (basta ler aquela literatura made in sociologia rodriguista do isczé) que não se actualizam, e agora aparecem a dizer exactamente o inverso?

Phosga-se!

Os alunos portugueses são dos que – tal como no TIMMS – afirmam que os professores mais lhes dão apoio? ‘Tadinhos… não devem ainda ter tido uma câncio à espera à porta para partilharem confidências sobre @s velhadas ou terem sido inquiridos por um abrantes que lhes explique que esse apoio é uma espécie de racismo ao contrário.

Será por acaso que os professores que dão menos apoio aos alunos são exactamente de alguns dos países cujo(s) modelo(s) queriam recentemente que seguíssemos (Alemanha com os vocacionais, Holanda com a privatização, etc)?

Nem sei que diga aos clamores de tanto (ex-)governante e do CNE em defesa da selecção dos melhores professores,. pois o sistema está pejado de gente que deveria ser posta a andar. Os alunos discordam, mas isso agora não interessa nada, certo? É tempo de desvalorizar e relativizar os PISA, correcto?

Ou então – já sei! – isto é assim porque são apenas os professores de Ciências e não devemos generalizar…

pisa2015prof

Anúncios

2 thoughts on “Deve ser Engano!

  1. Preparam-se, à mesma, para dizer que a ”coisa” está preta… Há aí milhões da UE a estalar e diversos especialistas, nomeadamente de uma renomada universidade ligada a uma confissão religiosa, a quererem levar a luz aos empedernidos, e anacrónicos, professores lusos… Há que escrever mais umas centenas de artigos nos jornais, espalhar a onda pela blogosfera, para que ”carcanhol” vá parar ao bolso dos visionários… Criar uma necessidade, ou mesmo tornar mentira numa verdade é apenas uma questão de publicidade e de gente no sítio certo…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s