Educação Sexual

Nestas matérias sou muito liberal, no sentido primeiro do termo. Deve ser facultada nas escolas, mas de frequência voluntária, um pouco como a Educação Moral e Religiosa. Para quem defende a transversalidade da coisa, eu proporia que essas coisas muito transversais fossem todas opcionais e que funcionassem em modelo de oficina ou atelier ou equivalente, num sistema de créditos, em que os alunos teriam de conseguir um determinado número deles durante o ciclo de escolaridade.

Duas questões que gostaria de acrescentar:

Compreendo quem prefere que essas matérias sejam abordadas em ambiente privado e familiar. Desde que não seja para manter a crença na história das cegonhas até à noite de núpcias. Até porque é inútil, pois no pátio das escolas fala-se de tudo e mais alguma coisa e a net tem tudo ao dispor e mais vale aprenderem de forma devidamente  enquadrada ou ainda acontece mais depressa o que se diz querer evitar. Mas discordo de qualquer obrigatoriedade curricular nestas matérias.

Tenho muito receio na forma de recrutamento do pessoal para tratar destes temas, pois há gente que apesar das décadas ainda precisa de aprender antes de ensinar. E não falo de aspectos técnicos ou fisiológicos, mas de preparação mental para um assunto que não pode ser distribuído, para poupar, a quem tenha “horário-zero”.

kardash

Anúncios

3 thoughts on “Educação Sexual

  1. Impor a Educação Sexual, por parte do Estado, é equivalente a passar um atestado de menoridade intelectual e moral às famílias.
    Eu tenho uma mente aberta; mas preferi ser eu próprio a dar formação, nesta área, aos meus filhos. Porque conheço demasiados professores (várias centenas…e há de tudo) para lhes confiar esta missão e abdicar dela. Para que servem os pais?

  2. Tema difícil para ser entregue assim …assim …
    Há que ter muito cuidado com a formação dos responsáveis e a forma de abordar este tema. Horários zero com varizes ? Zero alunos ! Loiras da melhor qualidade ? Toda a maralha da escola. É certinho. Não inventem e deixem de chatear .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s