Parcerias

O ministro da Educação aparece hoje no Expresso a elogiar a parceria que terá reestabelecido com os sindicatos. Permito-me discordar em parte, desmancha-prazeres que sou e com memória. Durante o mandato de Nuno Crato, a parceria do ME com a FNE foi mais do que evidente, ao ponto desta parecer mais uma direcção-geral da 5 de Outubro do que um sindicato de professores. Já no presente, com a geringonça a meter a trela bem apertada na Fenprof, a parceria é do tipo daquela que se tentou estabelecer nos tempos de Isabel Alçada, no sentido da maior federação sindical de professores colaborar activamente na prevenção de qualquer foco sério de contestação dos professores às decisões ministeriais. Mudam-se os ministros, mudam-se as parcerias, lixam-se os mesmos do costume, porque eu só acredito em certos cromos quando eles saírem de lá para darem aulas e arcarem com as decisões com que colaboraram, nem que seja por omissão. Se o clima de acalmia é um bem para as escolas? Depende. Eu acho que quem mais ganha com esta parceria é quem tem na mão as pontas da trela.

img_3396

Expresso, 17 de Dezembro de 2016

One thought on “Parcerias

Deixe uma Resposta

