A Pólvora Redescoberta

Parece que finalmente é possível verificar o óbvio… que existem escolas públicas melhor colocadas nos rankings porque, apesar de estarem em contextos não muito desfavorecidos, chumbam muitos alunos que não garantem bons resultados. Nada que não se consiga constatar olhando em redor, em zonas com muitas escolas “em competição”, em que algumas direcções se gabam de ter a manta a tapar-lhes a cabeça, quando estão com os pés de fora. Mas enfim… deixemo-nos de coisas próximas.

Agora só falta arranjar indicadores que permitam verificar a limpeza que muitas escolas privadas fazem aos seus efectivos discentes, antes dos exames ou provas finais ou mesmo à entrada do ano de final de ciclo de escolaridade.

Tudo isto é fácil de fazer e o ME tem todo o tipo de indicadores sobre o que se passa nas escolas públicas. Restaria, ao nível dos auto-propostos, não ir em busca apenas dos que anularam a matrícula na escola de origem, mas também dos que aparecem, de repente, assim meio de pára-quedas, porque o “colégio” procedeu a um aconselhamento ou orientação de carreira. O problema é que nem sempre existe a capacidade ou vontade suficiente para clarificar todos os indicadores possíveis. Há os que conseguem sempre ficar na gaveta.

Porque ou comem todos do mesmo pão ou a transparência fica meio opaca, sempre do mesmo lado da janela.

fog

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s