Apesar de

Sou professor de História apesar de a professora de História que me leccionou mais anos (do 7º ao 9º) me ter feito a vida negra, sem eu nunca perceber exactamente porquê. Ainda hoje me interrogo se era porque eu gostava de jogar à bola e nem sempre estava, mansinho, à espera dela. Nesses 3 anos, salvo erro, tive apenas nível 5 no 3º período do 9º ano e, constou-me na altura, porque o resto dos professores da turma a pressionaram para isso. Devo-lhe uma das minhas duas únicas faltas disciplinares (9º ano), a anulação de um teste por ter ajudado colegas a preparar-se para o dito (no 8º) e a única negativa ao longo da minha vida escolar (também no 8º, teste que guardei e ainda gosto de revisitar como vacina contra a mesquinhez), para além de diversas outras tropelias que, hoje, como professor, acho meras pequenas vinganças sem sentido. Acho que me lembro do nome, mas escrevê-lo aqui seria um desperdício de caracteres.

Fui para o curso de História como 1ª opção, apesar dela. Sou professor de História apesar dela. Tento que os meus alunos gostem de História, apesar dela. Mas não fiz nada disso por causa dela. Seria dar-lhe uma importância que a pequenez humana não justifica.

Acho que a coisa mais infeliz de um professor é não querer, sequer, despertar ou manter o interesse dos seus alunos na sua disciplina. Mais do que desistir de ensinar, provocar o repúdio pelas suas aulas e atitudes. Fazer alguém desgostar do que gosta.

Não escrevo isto apenas como professor e  encarregado de educação. Mas também. Porque a tal pequenez humana é uma infeliz permanência.

PG Verde

6 thoughts on “Apesar de

  1. AS melhores pessoas que conheço são professores.
    Melhores enquanto pessoas e enquanto profissionais.
    Infelizmente, alguns dos maiores atrasados mentais que conheço também são professores. Há de tudo. Ainda bem.

  2. Excelente texto, Guinote! Já eu fui para História em grande parte por causa Dela, por causa da Minha Professora de História do secundário, que ainda hoje tenho o privilégio de poder beijar segredando-lhe mimos muitos. Continuo a amá-la. Um Ser Humano do melhor, para além de ser uma Professora com letra maiúscula.

  3. E sim, há gente por aí amarga como o raio que a parta que parece apostada a ganhar o campeonato da gente mais odiada nas escolas…

  4. e quando a pequenez está nas mãos de políticos com poder decisório ou pessoas com cargos com poder decisório, é o ‘cabo dos trabalhos’ não possuir instinto assassino contra essas almas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.