Hoje, na TVI

A peça jornalística foi muito mais equilibrada e completa do que a da RTP. Continuam por ali pontas soltas. Uma delas passa pela forma como uma situação de duopólio conduz a uma cartelização dos preços, pois a verdade é que não existe concorrência. Há coisas que não se investigam, documentos que aparecem de outros tempos, mas poucas coisas actuais. Foge-se do que queima. Ou então há demasiada dificuldade em ir além da superfície do problema. E temos as pessoas do costume a auto-branquearem-se, mesmo que em cenário sombrio. Ainda me lembro de quando começou a roda-vida das mudanças de programas.

Por exemplo, em 2008, foi-me enviado o mail abaixo que demonstra como o problema do preço dos manuais, descontos, etc, está longe de ser as ofertas aos professores. É legítimo, acreditem, até porque as supressões são minhas. Chegou-me acompanhado das seguintes observações “Este é um dos mais simples e que menos denuncia… Outros há!” Falei sobre o assunto a alguém próximo de uma das pessoas envolvidas. Desdramatizou. Disse que deveria ser invenção de alguém insatisfeito com a perda de algum lugar (leia-se “posto de trabalho”). Na altura a guerra era outra e muito complicada. Mas hoje lembrei-me e os meus arquivos mentais ainda funcionam de quando em vez com o devido suporte documental.

Sent: quinta-feira, 12 de Julho de 2007 (…)
To: (…)
Subject:

Caro (…)

Estive a estudar a questão do desconto da venda de livros escolares na nossa livraria virtual e teremos que manter os 10%, pelo menos em alguns dos títulos, por razões concorrenciais (referiremos descontos até 20%, mas nenhum manual ou caderno de actividades terá descontos superiores a 10%).

Em baixo pode ver a apresentação da campanha do (…) que, para além do desconto de 10%, dá crédito a 3 meses sem juros.

Aproveito a oportunidade para lhe solicitar a disponibilização da lista de produtos (manuais e cadernos de actividades) e preços da (…) e da (…) para actualização da nossa base, de preferência em formato electrónico.

Como é óbvio, se for útil, disponibilizámo-nos [sic] para vos fornecer a nossa base, com o mesmo fim.

Um abraço

(…)

Boato

 

One thought on “Hoje, na TVI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.