O 4º Poder

Nos EUA está na mais premente ordem do dia a necessidade de controlo da atribulada relação do novo presidente com os factos (em particular) e muita da realidade envolvente (em geral) por parte dos órgãos da comunicação social. Por cá, não apenas na área da Educação mas eu noto mais nesta área, continuamos a ver o pessoal embarcar alegremente em algumas das menos subtis manobras de manipulação da opinião pública com o objectivo de fazer avançar uma agenda política com muito pouco de inovador e muito de perturbador. Mas desde que um dos grupos dominantes comprou o exclusivo dos panama papers e do acesso a muita informação complicada e comprometedora, há demasiada gente com receio de ser desvendada por acaso e, assim sendo, nada como manter um low profile em relação aos poderes que contam. Se tempos do PS no poder significam, em regra, uma relação privilegiada com o eixo DN/JN/TSF em matéria de divulgação das suas iniciativas nesta área da governação, estranha-se a aparente adesão quase acrítica à cartilha da modernidade de quase toda a restante comunicação social, dando como boa a narrativa simplista dos “currículos extensos = necessidade de um currículo essencial = menos aulas” mesmo se ajoujada na confluência de quase todos os poderes fáticos na dita área, com o senhor Schleicher da OCDE em jeito de cereja, a legitimar todo o chantilly que encobre o bolo de palha do perfil das novas competências para o século XXI (todo? isto dura até 2100?).

Já se está tudo nas tintas para a verdade, pois só assim se continuam a explicar aqueles pastelões “opinativos” (logo, livres de verificação de factos?) em alguma imprensa semanal de referência. Em boa pós-verdade, já quase ninguém lê o que não lhe agrada e limita-se a salivar com os estímulos automáticos dos preconceitos.

coice-da-jumenta

One thought on “O 4º Poder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.