Uma Curiosidade Estatística Sobre o Insucesso, a Dimensão das Turmas e se são Mistas (Más) ou Não (Boas)

Imaginemos que em Alguidares da Serra existem dois amiguinhos, o Joãozinho e a Mariazinha, que andam na escola, no 2º e 3º ano, respectivamente, e estiveram o ano passado numa turma de 16 alunos, daquelas mistas, porque a aldeia é pequena e tem poucas crianças. Os dois amigos e vizinhos são crianças com alguns problemas de aprendizagem e não transitaram, contribuindo decisivamente para uma taxa de insucesso de 12,5% nessa mesma turma.

Este ano, a sua escola fechou e foram todos (eles e os colegas, de autocarro camarário) para o centro escolar de Vila Nova do Centro, a 25 km, onde existe um belíssimo Centro Escolar, cheio de novas sociabilidades e oportunidades, cada um para a sua turma de 26 alunos. Se voltarem a não transitar, mesmo que acompanhados por dois coleguinhas (a Joaninha na turma do João e o Zéquinha na turma da Maria), a taxa de insucesso das suas novas turmas será de apenas 7,7%.

Se for feito um estudo muito científico e rigoroso (de preferência em parceria entre um centro de estudos e uma fundação ou um conselho nacional, com divulgação exclusiva num órgão de informação), consegue provar-se que as turmas maiores têm menor insucesso, assim como a nova turma “homogénea” tem mais sucesso do que aquela turma mista. Ou seja, que foi um sucesso ter fechado a arcaica escola de proximidade (não confundir com “aproximar”).

Mesmo que o Joãzinho e a Mariazinha venham a chumbar na mesma.

Mas o “estudo” terá demonstrado que o sucesso aumentou. E o brilhantismo é todo de quem mandou fechar a escola e poupar na conta da luz e da água. E quem criticar o estudo é porque é uma pessoa muito mal intencionada e sem competências para entender a metodologia aplicada (em regra, eu).

Perceberam?

É preciso um desenho?

Até pode não ser assim, mas… para isso é preciso outro tipo de estudo, completamente diferente e mais complexo (porque tem de acompanhar o trajecto individual de cada aluno), mesmo se estatisticamente menos sofisticado com fórmulas daquelas que se fazem com uma tecla.

media

Advertisements

4 thoughts on “Uma Curiosidade Estatística Sobre o Insucesso, a Dimensão das Turmas e se são Mistas (Más) ou Não (Boas)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s