Como Aumentar a Carga Horária Semanal de uma Disciplina (ou Mais), Reduzindo o Total de Horas no Currículo: Mini-Guia para Incrédulos

Garanto que nada disto resulta de alguma informação privilegiada (ou não) acerca do que se planeia fazer de “profundo” no currículo do Ensino Básico. É apenas um exercício simples para demonstrar como se podem dizer verdades a mentir ou vice-versa, parecendo que se faz uma coisa e metendo a bola pelo outro lado.

Imaginemos, portanto, que uma dada disciplina actualmente com três tempos semanais de 45 minutos (135 minutos) é apresentada publicamente como vindo a ganhar um tempo suplementar em todo o 3º ciclo, passando a ter quatro tempos semanais (180 minutos). Imaginemos, ainda que a uma outra disciplina com apenas dois tempos semanais (90 minutos) se promete mais um ou mesmo dois (135 ou 180 minutos), por se afirmar ser importante para o desenvolvimento das competências sociais do aluno para lidar com o mundo moderno. Imaginemos agora que essas disciplinas passam a ser leccionadas por semestres em vez de serem anuais.

No fim… a carga horária semanal de cada uma delas aumenta, mas o peso total anual reduz-se, pois em vez de 200, 225 ou 250 minutos no seu conjunto, passam a ter apenas 180, no máximo. E no fim dos 3 anos do ciclo esse peso passa de – isto é um suponhamos, eu nem estou a olhar para matrizes curriculares – 650 para 540 minutos, o que representa uma diminuição de 17% da carga lectiva total, mesmo se, semana a semana, se pode dizer que aumentou 33% ou mesmo 100%.

Por semestre.

Mas isto é apenas um cenário hipotético que não acredito esteja a ser actualmente considerado. Ou, em alternativa, que não passe de barro atirado à parede, para não ficar a sujar as mãos de ninguém.

Mas lá que permitiria uns cortes interessantes em termos de horários de professores, lá isso dava. Bem feitinho, estendido a um par de áreas, quase daria para pagar a redução de alunos por turma.

Mas ainda bem que nada disto está a ser considerado e eu apenas ando a ler demasiada ficção de antecipação social distópica.

Nutty Professor

Advertisements

10 thoughts on “Como Aumentar a Carga Horária Semanal de uma Disciplina (ou Mais), Reduzindo o Total de Horas no Currículo: Mini-Guia para Incrédulos

  1. nem é preciso tanta especulação: para aumentar de uma lado, mantendo o global igual, tem de se cortar no outro. A curiosidade é saber quem serão as vitimas do corte: mat, port, fq, cn, linguas? Aceitam-se apostas, desde que não sejam de €50 mil…

  2. Afinal hoje, 24 de fevereiro, prova-se que Paulo Guinote tem razão…
    ME pondera passar História e Geografia 3º ciclo a semestral…
    Outras áreas irão se juntar…

    1. Há mais fontes… está em decurso um processo de difusão – tipo barro à parede – destas medidas.

      Na altura do Crato escrevi praticamente o que ando a escrever agora. Só que na altura a coisa caiu uma semana depois. Desta vez… sei não… são muito “século XXI”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s