Radicalismos

A malta que tem parasitado o sistema democrático, corrompendo-o e desacreditando-o até à medula, aquela malta que receia qualquer ideia mais firme, porque “radical”, mas dentro da lógica democrática, é a principal responsável pela ascensão dos trumpes e das suas inspirações europeias, fascinadas com um poder forte, mas tendencialmente autocrático. Esse centrão pastoso, sem crença que não a da aparência democrática, sem projecto que não o da conversão de todos a essa ausência de tudo o que não sejam instrumental para os seus interesses, honrarias e lugarzinhos nos conselhos consultivos ou em cargos (não) executivos numa burocracia privada ou na tentacular administração europeia, é que está na origem do fascínio pelos putines, mesmo que digam o contrário.

Os trumpes e as lepénes não existem porque o povo é irremediavelmente parvo, mas sim porque percebeu que os poderes estabelecidos nas capitais do mundo ocidental o têm tratado como parvo e começou a optar por ir em busca de soluções nos limiares de uma democracia que se tem tornado meramente formal. Sim é um perigo, mas a culpa é daqueles que transformaram isto tudo num simulacro e parecem incapazes de perceber que a sua legitimidade se esgota quando desprezam a maioria e mesmo que apareçam de cravo ao peito e zeca no ipod nos dias de efeméride. Maioria que se passa a abster ou parte em busca de outra coisa, ao sentir-se desenquadrada.

joao_abel_manta_turistas_1972

João Abel Manta, 1972.

Advertisements

3 thoughts on “Radicalismos

  1. Será a promoção dos liceus militares por parte de Putin uma ideia a copiar em Portugal?

    http://eng.mil.ru/en/multimedia/video/clips/more.htm?id=5241@morfVideoAudioFile

    Some parents would gasp at the thought of their children playing with a toy gun, but these Russian children are actually encouraged to take up real arms.

    http://www.dailymail.co.uk/news/article-2588013/Putins-tiny-army-Russian-child-soldiers-trained-battle-tactics-weapons-hand-hand-combat-repel-enemy-Motherland.html#ixzz4ZpVufcye

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s