Bom dia,
Venho por este meio expor a seguinte situação que, ao longo dos tempos, eu, como docente, estou a ser confrontado nas aulas, nas reuniões dos Conselhos de Turmas ou de Departamento:
– Os alunos quando chegam ao quinto ano, no segundo ciclo, têm uma atitude de desvalorização para com as disciplinas de Educação Visual, Educação Física e de Educação Musical;
– A razão principal para a “secundarização” destas disciplinas por parte dos discentes é por causa das AECs (Atividades de Enriquecimento Curricular), já que essas aulas têm uma função fundamentalmente de carácter lúdico e sendo leccionadas, muitas vezes, por um professor numa situação precária e mal paga (é por isso que durante o ano letivo, os professor das AECs vão sendo vários à mesma turma, devido ao facto de, quando o docente encontra um horário mais favorável e uma escola mais perto da sua residência mude).
-Também há que realçar a importância esmagadora que tem sido dada ao Português e à Matemática no Primeiro Ciclo, nos últimos anos, em detrimento das outras áreas disciplinares.
– Em terceiro lugar, a falta de condições físicas (destaco o caso da Educação Física, que é um drama leccionar nos dias de chuva), em muitas escolas do primeiro Ciclo e a falta de material de apoio.
Cumprimentos,
Alberto Miranda
(Professor do grupo 240).
O Desabafo é de 2013 e continua na mesma…
http://cronicasdocao.blogspot.pt/2013/10/desabafo.html
GostarGostar