Não me Apetece Comentar

Em defesa das suas carreiras, professores voltarão à luta!

São muito preocupantes as notícias vindas a público sobre o futuro das carreiras na Administração Pública, pelo que, a não corresponderem à verdade, exigiriam do Governo um inequívoco desmentido.

Amanhã passam 9 anos sobre uma grande manifestação de que tentei fazer um retrato há um ano. Este tipo de floreados e guerras de alecrim e manjerona dão-me uma certa volta aos intestinos. Sim, sei que se não dissessem ou fizessem nada, seriam criticados. O problema é que – ao contrário do que muitos afirmam – a inconsequência destes lutadores é imensa. O crédito nas escolas é pouco mais do que nulo, sendo suportados porque são legalmente os nossos representantes e temos de viver com isso. O que gostaríamos – e acho que falo por uma grande número de colegas – era ver os profissionais do sindicalismo a dar aulas e sem fazerem choradinhos do imenso trabalho que dá andarem de passeio pelo país a mobilizar.

Agora reparem no título acima e o que há umas horas aparecia quando era partilhado “numa rede social”. A diferença é curiosa.

FENPROF1

É nestes momentos que o brunodecarvalho faz sentido. De que me serve um génio do sindicalismo que é granadeirado anos a fio e, pior, nos faz granadeirar a todos?

Anúncios

5 thoughts on “Não me Apetece Comentar

  1. Depois destes anos de ausência democrática nas escolas já seria difícil uma mobilização para uma luta verdadeira. Com a Geringonça a meio do caminho serão apenas umas dezenas de militantes a alinhar na simulação da luta.

  2. Se os palermas auto-denominados “sindicalistas” tivessem decência, colocavam um nariz de palhaço quando entravam nas salas de professores (o que eles não são, logo, só lá vão armar-se em palhaços). Já não há pachorra para tais imbecis.
    O Costa-Primeiro vai ficar para a História com o cognome de “O Seca-Tomates”, que é o que ele tem feito à usualmente chamada “Esquerda”.

  3. Podemos fazer todas as críticas aos sindicatos, Paulo Guinote… Mas o que sugere? Acabar com os sindicatos? Lembra-se, certamente, que um dos desígnios de MLR era partir a espinha aos ditos? Continuam, a maior parte dos articulistas da direita a dizer, basta ler o ”Observador” , que um dos problemas das escolas portuguesas é estarem ”tomadas” pelos marxistas da FENPROF… O que é de todo mentira!
    Que poderá haver pessoas dentro das estruturas sindicais que precisavam de passar para frente de uma turma, de acordo! Generalizo o anterior a todas as outras profissões.
    Também saberá, melhor do que eu, que não há ninguém, a título pessoal, ou mesmo movimento organizados, capaz de mobilizar um número suficiente de professores para contestar qualquer política educativa menos favorável…
    Doutro modo vejo, é que algumas pessoas têm uma ideia do sindicalismo como um ‘’guichet’’ de resolução de problemas particulares… Mas as mudanças acontecem só porque três ou quatro indivíduos se encontram com um Secretário de Estado? … Todos temos deveres a cumprir pelos direitos que desejamos ou que nos querem usurpar.
    Uma coisa é certa: não há melhor prenda para os discípulos de MLR, onde se incluem muitos dos indivíduos ligados a áreas mais conservadoras, do que, finalmente, enterrar os sindicatos…

    1. Mas ninguém quer enterrar os sindicatos.
      O que eu, como professor (e sei que a maioria dos meus colegas concordarão) queria, era que fossem mesmo sindicatos; que me representassem, que me defendessem; e não que defendessem os seus interesses particulares e os dos partidos que os nomearam para passar a mensagem junto dos professores.
      Os sindicatos que temos são correias de transmissão partidária. E os professores, que não são parvos (alguns são, eu sei) já perceberam isso e mandam os sindicatos dar uma volta ao bilhar grande.
      Precisamos de sindicatos a sério e não de palhaços que o que querem é não dar aulas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s