E Não “Deslarga”!

“Aquilo que podemos considerar como ‘obesidade curricular’ é uma realidade que os estudos revelam ser necessário repensar e mudar, evoluindo para um ‘emagrecimento’ dos mesmos programas curriculares”.

Que estudos? Que programas? Que raio de “obesidade”? Trocar , por exemplo, conteúdos de História por modas passageiras da preferência deste ou aquele governante ou pelo reforço de outras disciplinas mais próximas do poder e com maior capacidade de sedução curricular? Ocorrem-me dois ou três casos…

Quanto a excessos programáticos, há uma situação ou duas que já se percebeu que dificilmente serão alteradas. Ou, se forem, não será com corte das horas porque o lobby é muito forte e já fez saber que não está para ser sacrificado.

Quanto ao mais, é notório que a volta a Portugal continua, que o secretário de Estado não compreende posições diferentes sem as encarar como inimigas do progresso e que assumiu isto como uma cruzada pessoal. Recuar, ponderar, jamé! É uma questão de orgulho pessoal que já está em causa.

É uma pena, porque anda a estragar mais do que a melhorar as coisas, com aquela teimosia das pessoas iluminadas que pensam ter a Razão pousada no ombro e que confundem as suas crenças pessoais com o interesse dos alunos e não entendem que os rodapés da História estão cheios de coisas destas. Talvez por isso queiram tanto retalhá-la (à História) aos semestres com argumentos patuscos que só nos podem fazer sorrir, porque se percebe qual a origem e objectivo de tudo.

Bigorna

Anúncios

4 thoughts on “E Não “Deslarga”!

  1. “Ao mesmo tempo, o governante disse não ter dúvidas que “o país não reconhece a importância dos professores, e isto é injusto”.

    Explicitou o SE Educação.

    Então como é que ficamos?

    1- Os “estudos” que o governante leu/tem vindo a ler dizem que se deve “emagrecer” o currículo (pois, sai mais barato a curto prazo….)

    2- Mas o SE Educação não lê outros estudos onde os professores estão nos 1ºs lugares das profissões mais consideradas. Quem não reconheceu minimamente a importância dos professores foi a senhora doutora Lurdes Rodrigues.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s