Concordo…

… com tudo isto e sou acérrimos defensor de estratégias de prevenção do abandono e insucesso escolar. Até ao ponto em que deparamos com casos em que a presença dos alunos se torna, quando não devidamente sancionada pelos actos de agressão ou desrespeito, uma factor de desânimo e medo para os restantes.

Porque, por estranho que pareça, há que nos lembrarmos que são muitos mais os que se portam bem e se podem ver diariamente agredidos ou desmoralizados perante a insensibilidade alheia e a sensação de que não há consequências para o que se faz de assumida e voluntariamente errado. Curiosamente, a menos que eu desperte com frequência o síndrome de Estocolmo, os alunos que eu castiguei com maior severidade (mas acredito que com justiça) nunca deixaram de se relacionar bem comigo. Mesmo depois de adultos, como aconteceu recentemente com alguém com quem, há cerca de 20 anos, tive o único desaguisado mais grave (por via indirecta, pois os actos gravosos não me tinham sido dirigidos, eu apenas tratei do procedimento disciplinar). Agora com os seus 35 anos, ao encontrar-me,  pediu desculpa por tudo e só não fomos beber um copo, porque eu estava na aceleração habitual.

2 thoughts on “Concordo…

  1. o holandês lê este artigo e depois usa-o para confirmar a sua perceção: estes tipos sulistas só ‘andam nos copos’…
    a partir dos 18 anos acaba-se essa sensibilidade pedagógica: penalizam com toda a força da lei e sem grandes introspeções reflexivas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.