Mais umas Achas para a Fogueira

Se é que querem debater isto mesmo a sério, envolvendo todas as variáveis em presença, em vez de se andar a meter a carroça a andar diante dos jumentos, mas sem mudar nada do que mais importa.

Para Guinote, a flexibilização é possível, mas a ênfase deveria ser posta na eliminação das “redundâncias” que por vezes ocorrem no que é transmitido. “Há conteúdos repetidos, entre o 2.º e o 3.º ciclo, não só na História mas também, por exemplo, no Português”, ilustra. Fala-se muito em unir o 1.º e o 2.º ciclo e para mim isso não faz sentido, porque o 1.º ciclo já tem tempo letivo suficiente para dar os conteúdos. Mas poderia pensar-se nos 2.º e 3.º ciclos como um bloco de cinco anos, fazendo uma gestão diferente do que é dado em cada ano”, propõe, assumindo que essa intenção teria dificuldades práticas, nomeadamente o facto de os professores de várias áreas disciplinares não terem habilitações, em termos de grupo de recrutamento, para dar aulas a alunos dos dois ciclos.

PG 4

Anúncios

2 thoughts on “Mais umas Achas para a Fogueira

  1. Gostava de elogiar o programa de Inglês, para variar.

    Está bem feito, mesmo muito bem feito. E já tem anos.

    As “redundâncias” dos conteúdos não são redundâncias. O que se passa é que o programa foi concebido em espiral – muitos temas voltam a aparecer mais tarde, mas o nível de aprofundamento a todos os níveis é totalmente diferente, do 5º ao 12º ano.

    Não mexam no programa de Inglês por enquanto. Please.
    Thank you.

  2. “Mas sabemos, por exemplo, que em relação ao programa de Matemática A, as escolas deram sempre tempo extra à Matemática, mas ficaram ainda assim capítulos inteiros nas escolas por dar, por exemplo a Estatística.”
    Talvez nem toda a gente saiba é que este “tempo extra” sai da componente não lectiva dos professores, não me parece justo nem aceitável…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s