As Razões Erradas

Via de passagem uma peça sobre o final do 2º período das aulas, na qual o principal lamento quanto à curta extensão do 3º período em relação aos anteriores se ligava ao “pouco tempo para levantar as notas”.

Esta é a forma errada de entrar numa discussão sobre o assunto importante e que passa pela necessidade de equilibrar melhor os três períodos lectivos ou de avançar mesmo para outro tipo de segmentação. Mas isso deve resultar da percepção de que períodos com 3 meses de aulas são excessivos para os alunos e que essa extensão é inimiga da manutenção de um bom rendimento. Não porque o 3º período fica curto para os milagres do sprint final da malta que levou a larga maioria do ano na descontracção.

Os períodos lectivos estão pensados de acordo com a lógica exógena dos feriados religiosos (e os horários à lógica do mercado laboral) e, por vezes, a tutela acha que ser “flexível” é dar um ou dois dias para começar mais cedo ou mais tarde ou para parar ocasionalmente num período. A lógica deveria ser pedagógica e isso aconselharia, em especial no Ensino Básico, a que os alunos nunca tivessem mais de 8-9 semanas de aulas sem pausas (e não se confundam pausas com este ou aquele feriado).

Mas esta é mais outra das áreas em que a “flexibilidade” daria trabalho, entraria em conflito com alguns interesses (ideológicos, sociais, políticos) instalados e não permitiria distribuir horas no currículo aos fiéis apoiantes. Seria mesmo no “interesse dos alunos” e não apenas alegadamente.

Calendario

Anúncios

2 thoughts on “As Razões Erradas

  1. Não há maneira de a sociedade evoluir e se libertar da maldita superstição religiosa.
    Continuamos a subjugar a vida, a escola, os horários, os ritmos, à ignorância e despotismo de uma igreja medieval, feita de larga percentagem de padres-pedófilos e de gente bruta e ignorante.
    Quando nos libertaremos desta chachada?

  2. o grande condicionante da extensão do período letivo são os exames nacionais. tirem-nos das escolas e já teremos um 3ºP com a mesma extensão dos restantes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s