Direita/Esquerda, Volver

Função Pública sem aumento de ordenado

Plano de Estabilidade não prevê atualização nos salários dos funcionários públicos entre 2018 e 2021.

Falta um outdoor a publicitar mais esta “promessa cumprida” e muitas publicações nas redes sociais da malta da geringonça que, como se vê, distingue-se muito da “Direita”. Para mais, sem troika cá e dizendo que tudo está a correr bem (para tapar os buracos dos banifes,ulricos,montepios,varas&salgados).

SamTiros

Advertisements

12 thoughts on “Direita/Esquerda, Volver

  1. O governo de Passos Coelho, teve como programa o da troika, mais ainda, o de ir além da troika. Daí os cortes a rodos a tudo o que era salários, pensões,escolas, hospitais, subsídios de desemprego, feriados…..O maior ataque foi à classe média e tudo isto embrulhado num discurso punitivo e ideológico do viveram acima das suas possibilidades, emigrem, sejam empreendedores, não sejam piegas e aguentem. A finança e a banca agradecem e esperam/exigem estes cortes perfeitamente justos…….Foi a austeridade da terra queimada para a maioria dos portugueses. TINA (there is no alternative) era o dogma.

    Este governo actual, pressionado pela esquerda no seu acordo parlamentar, reverteu muitos dos cortes e tenta mostrar que há alternativa. Mas essa alternativa continua a render-se a Bruxelas, aos defices excessivos, aos lixos das agências de rating, ao FMI.

    Estando longe a “nova” Europa e os seus planos de austeridade (“Os paises do sul querem mulheres e álcool”), pouco pode mudar.

    E a classe média, uma classe média forte base de uma sociedade e democracia forte, desespera por mais medidas e reposição do que lhes foi tirado.

    Solução? Difícil – reestruturação da dívida (que deixa muitos à beira de 1 ataque de nervos) e/ou plano para saída do euro (aí é um AVC, mesmo).

    De qualquer modo, outra das soluções, mais fáceis, e a pensar no futuro próximo- não há maiorias absolutas para ninguém!

    1. Pessoalmente, nunca acreditei em aumentos salariais, pelo que não fiquei espantada.

      Redução de alunos por turma, reconversão de horas do artigo 79 em horas de componente individual de trabalho, o que é C lectiva e não lectiva, menosburocracia e confiança no trabalho dos professores,regime diferente de aposentação, tudo isto é tão ou mais importante do que aumentos salariais para os professores.
      Tempo é dinheiro. Saúde também.

      Mas, mesmo estas medidas mexem com o ministério das finanças….
      No entanto, é nestas medidas que nos devíamos pôr de acordo e lutar por elas.
      O documento de organização do ano lectivo está por aí. E é muito importante estar atento.

    1. Defina-se “as esquerdas”.

      No PS há esse constrangimento. No Bloco de Esquerda, confesso que ainda não percebi bem a política em relação ao euro e à Europa. No que respeita ao PCP, a sua posição foi sempre clara antes da adesão ao euro até ao presente.

      Caindo na realidade, se a geringonça causou tanto alarido e que agora é que vinha o 3º resgate e as contas públicas iam disparar, para além da vinda do Anti Cristo e do Diabo, imagine-se o que seria aquilo que o PS nunca defendeu – um confronto mais masculado com Bruxelas!

      Caindo ainda na realidade, há uma certeza: os eleitores do PCP e Bloco( pelo menos estes) mostraram muito concretamente aos respectivos partidos que era esta solução a que queriam.

      Mesmo sabendo e apesar dos constrangimentos.

      Era a solução que lhes permitia antever alguma reversão das políticas do governo anterior que iriam certamente continuar, não esquecendo a arrogância e sobranceria com que foram/continuariam a continuadas.

      Como diz o provérbio : Mais vale 1 pássaro na mão do que 2 a voar”.

    1. Esquerda e direita não se distinguem nem pela cor daqueles paninhos ridículos que atam à volta dos pescoços.
      Ou, como alguém escreveu, “só se distinguem pela mão com que nos vão ao bolso”. De resto, a treta é a mesma.

    2. Parece-me que a ideia da definição E/D é muito redutora e simplista.

      Mais uma vez, convinha definir o conceito de conservadorismo nesta questão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s