Convinha fazer um escrutínio mais cuidadoso do spin do ME em matérias importantes, mas é capaz de dar muito trabalho. O ministro leu o memorando que lhe deram e anda pelo país (como outros elementos da sua equipa) a dizer que a medida de redução dos alunos por turma atinge 200.000 alunos e aproveitam para dizer que atinge quase um milhar de escolar.
É mentira a primeira afirmação e uma verdade manhosa a segunda.
A verdade é que a medida se aplica a 137 agrupamentos e escolas não agrupadas que, no total, atingirão esses números totais de alunos e escolas. No caso das escolas, até pode ser que sejam todas atingidas, mas como a medida se aplica apenas às turmas do ano inicial de cada ciclo de escolaridade, o número de alunos atingido é muito menor. Repare-se que no 1º ciclo serão abrangidas apenas as turmas do 1º ano e não as do 2º ao 4º. Num cálculo generoso andarão pelos 70-80.000 alunos, nunca atingindo metade do valor adiantado pela propaganda comunicacional do governo. Que pouca gente pareça interessada em desmontá-la nos tempos que correm, mesmo em espaços de análise, é algo interessante e que poderia ser, por sua vez, objecto de interpretação.
Ohhhhh…. e eu que pensava que os socialistas não mentiam….
Bolas! Desfez-se o meu sonho….
Se calhar, a seguir, o Paulo vai dizer que os sindicatos não defendem MESMO os interesses dos professores e sim os dos seus respectivos partidos, não? É que essa já me parecia demasiada realidade para o meu nível de alienação… e eu quero continuar a acreditar no Pai Natal e nos pastorinhos que viram uma senhora em cima de uma oliveira e nos políticos e nessa tralha toda. Quero continuar a ser parvo.
GostarGostar
Calma, Paulo, “Não queremos regressar ao país triste e sem esperança do PSD e CDS”.
Vamos lá fazer de conta que o rei está vestidíssimo das roupas mais finas. Se ninguém disser o contrário é porque está!
GostarGostar