E as Respostas?

Alunos conhecem enunciados cinco dias antes das provas de aferição

Espero que seja um “guião” e não necessariamente o próprio “enunciado” como afirma o director do IAVÉ, embora pouco me espante no sucesso verdascado com a chancela do actual SE. Claro que como a prova é feita em dias diferentes, teriam de ser produzidas provas diversas e isso ia ser uma trabalhêra para os inteligentes que, depois de criticarem o facto do “exame da 4ª classe” ser quase único na Europa, agora já não se incomodarem por estas provas do 2º ano serem mesmo inéditas.

Pela primeira vez, em Portugal e na Europa, vão realizar-se provas nacionais e obrigatórias a Expressões (Físico-Motora e Artísticas) e são, precisamente essas, que vão realizar-se entre 2 e 9 de maio.

Vão ser provas práticas, sem registo audio ou vídeo, que vão ser observadas por equipas de dois professores classificadores. Os alunos terão de fazer exercícios individualmente mas também em grupo.

Anote-se ainda que vai ser feita uma foto ao sistema com base numa prova de Expressões (eu cá teria contratado certas associações de professores para assessorar isto tudo com a devida recompensa pelo labor e apoio em relação à iniciativa) para alunos no segundo ano com dois classificadores a observar. Eu poderia fazer mais comentários, mas depois gastava o sarcasmo todo que quero poupar para mais tarde usar.

Isto de ser pioneiro tem muito que se lhe diga.

Já agora… eu sei que esta prova não tem “respostas” teóricas… é apenas para verificar “práticas”. Já sabemos que esta equipa do ME é muito “saudável” e promotora de estilos de vida muito sãos… mas eu considero que isto é uma natural discriminação negativa para alunos com problemas de mobilidade ou em que a coordenação ainda não está devidamente desenvolvida, tendo muito pouco a ver com o trabalho escolar quotidiano. Claro que há pessoas que discordarão, achando que é já aos 7 anos que tudo deve ser “observado”, “classificado” e assim servir para a “fotografia”.

Para João Costa, as provas “vão tirar uma fotografia ao sistema”. Ou seja, insistiu, vai perceber-se “se um aluno teve ou não condições para realizar as tarefas” e treinar para elas. Se for detetada alguma falha ao nível do cumprimento do currículo, podem resultar na aprovação de novas medidas ou orientações, admitiu.

Eu sei que posso estar com a memória em pane mas espero que aquele ter “condições” para “treinar para elas” [tarefas] não tenha sido dito pela mesma pessoa que afirmou isto para alunos mais velhos:

É falacioso pensar que uma cultura de exames promove melhores aprendizagens, porque os exames potenciam apenas um tipo muito preciso de resolução de problemas. Prova disto é o facto de, como se sabe, em grande parte das salas de aula, o terceiro período ser passado a “preparar os alunos para os exames”. O que é isto? É passar o tempo a treinar os alunos a saber responder às perguntas standardizadas dos exames e a orientá-los para os melhores desempenhos naquele tipo específico de situação.

Se pela boca morrem os peixes, pela letra impressa (ou digital) fenecem certas coerências incontestáveis (embora aguarde, claro, o desmentido oficioso ou leitura legítima das declarações nos espaços do costume, com o elogio da atitude exemplar do governante).

Bigorna

Anúncios

7 thoughts on “E as Respostas?

  1. A parte hilariante destas provas é sabermos que os miúdos contactarão com alguns dos materiais (e até espaços físicos) pela primeira vez. Imaginemos o chinfrim que se faria se nas defuntas provas finais alguém se lembrasse de avaliar algo não trabalhado durante o ano letivo.

    E até deslocação de alunos se continua a fazer…

  2. Se isto, estas provas, tivessem pés ou cabeça até me apetecia comentar. Mas não têm. As tais associações de professores, bem, sabes que foram “eles” que descobriram que não havia nada disto na Europa, portantos… agora, inchados que nem um sapo, vamos aturá-los mais trinta e tal anos. Mesmo que nada disto faça sentido. E nós sabemos, as escolas sabem, tal como os encarregados de educação também sabem. E eles sabem que nós sabemos. Mas nem assim!

  3. …” Pela primeira vez, em Portugal e na Europa, vão realizar-se provas nacionais e obrigatórias a Expressões (Físico-Motora e Artísticas) “…
    O Costa não brinca em serviço.
    O Costa não ficava bem na fotografia … agora ou no 1º ciclo / com ou sem respostas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s