Purga

O PSD acha que os professores que são encarregados de educação não devem fazer parte dos Conselhos Gerais. Parece que é para “clarificar”. Pois… o problema é que sem professores, a participação parental em muitos Conselhos Gerais ainda seria mais diminuta. À boleia de algumas denúncias sobre a irregularidade da designação de encarregados de educação, em vez de se corrigir uma lei que é uma porcaria em matéria de ligação à realidade, atira-se ao alvo do costume. Mas não me admira nada, atendendo ao facto de, em vez de se defender uma democratização efectiva da vida nas escolas, se andar aos tiros ao Conselho Geral, órgão com uma composição que eu há anos acho incompatível com a Lei de Bases, mas isso nunca interessou nada e andei pelo Umbigo a pregar aos peixinhos e, nos vários sentidos, a dar para o peditório.

Agora aparecem umas criaturas que, estando quatro anos no poder, nada fizeram acerca do assunto, mantendo o que havia. A reboque, aparecem com propostas completamente desfasadas da realidade da maioria dos agrupamentos, sendo que a eleição deve ser “dirigida” pois deve ter elementos de todos os ciclos de escolaridade (em agrupamento verticais com escola secundária são cinco ciclos, pois não se deve esquecer o pré) e, portanto, não poderão ser os mais adequados, mas os que cumprem as formalidades pensadas por estas cabecinhas geniais.

A proposta do PSD estabelece que as associações de pais se devem reunir previamente para apresentar a proposta dos nomes dos pais que serão seus representantes dos encarregados de educação no conselho geral, num encontro marcado especificamente para o efeito. Estes representantes são eleitos em assembleias de encarregados de educação. Os membros eleitos devem ainda integrar representantes de todos os ciclos de ensino ministrados no agrupamento.

Para que conste, sou presidente do Conselho Geral de um Agrupamento em que há anos se tenta reactivar uma Associação de Pais e Encarregados de Educação. Todos os anos me reúno com representantes dos pais e encarregados de educação para o efeito. Sempre que é preciso substituir membros do CG por cessação dos mandatos dos representantes de pais e encarregados de educação, há assembleias eleitorais (com acta) com poucos mais eleitores do que elementos a eleger. E muito mais poderia escrever acerca de um tema – o modelo da gestão escolar – que a cada curva só serve de pretexto para amesquinhar os professores, neste caso com mais uma discriminação bem negativa. Nem sei como nos deixam ser encarregados de educação.

Já agora… as muletas à esquerda da geringonça educativa, esqueceram uma das suas causas de outros tempos?

Chiça… não querem pisar mais?

Tiros

Advertisements

4 thoughts on “Purga

  1. todos os anos na primeira reunião de pais com os diretores de turma dos meus filhos fazemos a “eleição” para o representante dos pais ,muitas vezes tive de me “oferecer” para representar o grupo porque muitos não queriam e outros nem aparecem…independentemente da minha profissão sou encarregada de educação com os mesmos deveres e direitos que os outros e assim em todos os contextos associativos…..

  2. E se um dos elementos cooptados for professor no agrupamento? E se um dos cooptados for Encarregado de educação? E se um dos representantes dos alunos for do ensino noturno e simultaneamente encarregado de educação?
    E se… os deputados proponentes da alteração percebessem um pouco a forma como funciona a Escola?

  3. Já estive num Conselho Geral em que um dos cooptados era professor da Escola. Não vi mal nenhum! Nem vejo se as pessoas fazem as escolhas com seriedade: escolhe-se a instituição e esta nomeia a pessoa. O mal vai quando o Diretor ou o Município querem mandar no CG e deixam para funções do presidente do CG apenas os ato de mandar convocatória e tratar das atas!
    Cada CG, sua sentença, boas experiências pessoais, muito tempo perdido! melhores dias virão.
    Quanto ao PSD, quer fazer vincar que só pode ser eleito para a Assembleia da República, ou mesmo o Município, quem não for do “povo”. Se for “povo” não pode representar o “povo”, claro está!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s