Afinal, Já Está Decidido

Como o Arlindo também já destacou, a apresentação que está a ser feita pelo SE nas sessões com as escolas pelo país já contém as conclusões que, alegadamente, iriam ser obtidas a partir da realização das provas de aferição do 2º ano.

Já está decidido que a matriz do 1º ciclo irá ser alterada para acomodar alguns interesses próximos (hesito em alargar-me a amizades) do senhor secretário de Estado. A “fotografia” já foi tirada. As “impressões” há muito que foram transformadas em projecto de intervenção, com o aplauso de alguns grupos de (im)pressão.

1ciclo

Se a medida é boa? Até pode ser. Mas faz alguma confusão que pessoas armadas em algo mais do que os outros achem que fins alegadamente virtuosos justificam meios enganadores e tortuosos. Claro que há quem ache que tudo isto é secundário, mas a tipos arcaicos como eu, que não praticam o truque aprendido no jotismo ou a chico-espertice da conversa de café de proximidade, com a sensação da impunidade e a certeza da falta de escrutínio político competente (a “esquerda radical” está presa pelos tintins e a direita desapareceu desta área, deixando-a a aparelhistas em busca de melhor carreira), este tipo de coisa provoca a tal da urticária. E é triste perceber que, ao longo dos tempos, o “desenvolvimento curricular” depende mais de quem lá está do que de qualquer coisa mais sólida.

O que eu acho realmente é que era desnecessário gastar tanto dinheiro e perturbar a vida das escolas com as provas desta semana, se já tudo estava decidido. Ao menos, demonstrar-se-ia coragem e não apenas habilideza táctica.

 

Anúncios

7 thoughts on “Afinal, Já Está Decidido

  1. Tradição do nosso reformismo educativo: a presciência dos seus autores. Vá lá que as medidas pre-vistas parecem ir no caminho certo.

  2. É uma vergonha. O lobby dos vizinhos, dos pais dos amigos dos filhos, do desporto escolar e dos milhões que movimentam, dos Avelinos, dos Ferros, dos Cunhas, dos Rochas e dos fretes.
    Jotas e jotinhas, dinheiros a correr, destacamentos prometidos a amigas vizinhas para se aproximarem de casa porque a Moita fica longe.
    Arranjar emprego para o filho, que isto é bom planear a três anos.
    As canalhices da Marilu no seu melhor.
    É a esquerda que temos. Querem o pessoal aos saltos e a correr, esquecendo que quem correr muito, mas não souber ler e a tabuada não vai longe.

  3. Eu já tenho a mente atrofiada. Se Einstein tivesse visto isto, teria tido morte súbita….
    Tal como no passado, o lema é: façam, façam que nós, no alto das nossas cátedras, apreciaremos… Vão se catar,

    Façam, façam… Com 6, 7, 8, 9, 10 turmas, 150, 200, 300 alunos, mais umas DTs, dois a três turnos por dia…Façam, façam…. verguem ainda mais o jugo congelado até ao tutano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s