A Ler

Uma “revolução na educação” ou uma educação como “empresa de desumanização do homem”?

Thumbs

Advertisements

12 thoughts on “A Ler

  1. Um texto sinuoso, entre referências a mestres pensadores, com um grande senão, o de ter chamado Perrenoud a terreiro. Tudo misturado e temperado com belas reticências, mas que não passa disso mesmo, um grande suspiro de ecletismo sem rumo e sem chama…😎

      1. Acho que se aproveita muito. Saliento, sobretudo, a denúncia dos contornos ideológicos do projecto pseudo-reformista em curso, ao serviço do sacrossanto ideal neoliberal. As alusões à Escola de Frankfurt percorrem o texto. E muito bem. Adorno, Habermas, Benjamnin, Marcuse ajudam-nas a perceber melhor do que qualquer Mortágua ou Daniel Oliveria o que se está a passar. Além disso, e relacionado com isso, é de louvar a valorização implícita da Filosofia, das Humanidades e das Ciências Sociais, alicerces de um pensamento autónomo e de uma intervenção socio-política crítica, por oposição à sua subalternização por disciplinas como “Cidadania e Mundo Actual” (cursos CEF), “Área de Integração” (cursos profissionais) e “Educação para a Cidadania” que, pelo menos na intenção dos seus arquitectos, estão ao serviço do conformismo e do endoutrinamento. As Ciências Naturais e as Tencologias não são o alfa e o ómega da educação, nem do saber, nem do pensamento. Têm, aliás, frequentemente, uma função ideológica que não é sequer equacionada.

  2. “proceder-se a uma reforma do sistema educativo não significa andar ao sabor de “progressismos que mascaram uma ideologia”, correndo o risco de a educação se converter na “mais larga e poderosa empresa de desumanização do homem””

    Quando comentei que subscrevia o 1º comentário, referia-me mais ao termo “sinuoso” do que a 1 texto sem “rumo e sem chama”.

    Na verdade, todo o texto, embora bem escrito, tem 1 rumo e é bem ideológico. A começar pelo título.

    1. Sabe o que significa “ideológico”? Sofre de um caso grave de confusão conceptual, uma vez que, na sua inteligência, tanto o endoutrinamento ideológico como a criítica ideológica são ideologias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s