As Le Pens Como Necessidade “Sistémica”

Sem o “perigo” de Le Pen como será que se legitimariam todos os outros? Desde a direita “respeitável” à extrema esquerda, passando pelo centrismo que se apresenta como vacina contra todos os radicalismos? Todos os sistemas políticos – mesmo os mais totalitários que se declaram representantes do todo – precisam de um inimigo interno ou externo para se justificarem e às suas opções (também pode ser à esquerda, tipo syriza antes da domesticação para não falarmos nos nossos novos cordeirinhos). O apelo ao voto contra algo sobrepõe-se ao voto convicto a favor das propostas dos males menores. O problema é quando se agiganta de tal forma o perigo anti-sistémico que – por errado cálculo acerca da desafeição dos cidadãos comuns em relação a um “sistema” percepcionado como irreformável a partir de dentro- ele se torna atractivo e se acaba por eleger trumps.

devil

Advertisements

One thought on “As Le Pens Como Necessidade “Sistémica”

  1. Varoufakis, o fracassado ministro das finanças do Syriza, vem agora prever o fracasso do mandato de Macron, depois de ter apelado ao voto nele para travar Le Pen.

    Selon M. Varoufakis, qui argue de conversations personnelles avec M. Macron, ce dernier a conscience de la casse qu’il va provoquer mais persiste dans cette voie « pour convaincre Berlin d’avancer vers une fédéralisation de la zone euro ». « C’est là que réside la grande erreur d’Emmanuel [Macron] » car « Berlin ne lui donnera rien », tranche M. Varoufakis.

    http://www.lemonde.fr/europe/article/2017/05/13/varoufakis-combattra-la-politique-de-deregulation-et-d-austerite-pronee-par-macron_5127284_3214.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s