Antologia Antropológica, Animalário e Portugal dos Pequenitos

São algumas das etiquetas que uso para situações como a que adiante é descrita e que resultou, em boa medida, da idiotice que surgiu em torno de duas reportagens sobre o tema dos manuais. Mas aposto que em “liderança” a avaliação é capaz de ter sido bué da boa. A imagem (que surge depois da assinatura) é de minha responsabilidade.

Boa tarde, Paulo!

Desde que me conheço como professor e desde que as editoras convidam os professores a estarem presentes em sessões de apresentação com os autores de manuais que o faço. Como não as fazem em Barcelos, vou eu a Braga, a Viana, à Póvoa ou ao Porto (e pago eu a gasolina, as portagens, etc.). E sempre encarei as bolachinhas, o sumo de concentrado ou o café de saco como um gesto de simpatia, perfeitamente inócuo que só uma mente formatada por pretensos ideais puritanos, desde logo antiquados, pode encarar como uma tentativa de suborno da minha pessoa. Francamente! 41 anos de serviço e vem-me um político qualquer (não será um qualquer, mas enfim!..) tentar condicionar-me a escolha de um Manual a regras próprias do Estado Novo, mas aí o livro era ÚNICO e não havia discussão.

Mais! Procuraram limitar-me a liberdade de eu escolher e decidir conscientemente, condicionando-me a análise dos manuais que entretanto foram enviados para a minha escola. Mais ainda, o Conselho Pedagógico e/ou Diretor da minha escola entenderam e decidiram que todos os manuais recebidos na escola eram pertença da escola, porque eram dirigidos ou a ele, Conselho Pedagógico, ou a um representante de disciplina. Uns lamentável e realmente será assim, mas aqueles que têm bem legível o MEU nome, são MEUS!!! E não abdico da sua posse.

Longe de mim, assumir-me defensor de editoras, mas velhinho como sou, lamento que o ministro ou alguém em seu nome, tenha resolvido apoiar as malabarices de meios de comunicação social.

Abraço

José S. Fernandes

coice-da-jumenta

One thought on “Antologia Antropológica, Animalário e Portugal dos Pequenitos

  1. fico intrigado com uma certa complacência em participar em ações comerciais pagando a expensas próprias os custos dessa participação…

Deixe uma Resposta

