O Quê???

Há várias coisas nas declarações constantes desta notícia que me deixam assim a modos que com vontade de dizer uns disparates. Eu transcrevo e nem sequer comento, para não me exceder mesmo. Ainda bem que não aparece (explicitamente) a necessidade de “formação” de professores para o efeito.

Escolas vão combater a pobreza

(…)

“É uma luta de 25 anos. Sempre soubemos que não se podia erradicar a pobreza sem começar pela educação nas escolas, mas, a verdade, é que houve sempre uma barreira intransponível, no Ministério da Educação, à abertura de portas para este trabalho com os jovens para a igualdade, cidadania e sensibilização”, disse à Lusa Jardim Moreira.

“Finalmente tornou-se possível. Hoje recebemos a promessa do ministério de que dentro de quinze dias a três semanas vai ser assinado o protocolo nacional que nos permitirá, a partir do próximo ano letivo, entrar em todas as escolas do país”, congratulou-se.

Para Jardim Moreira “será um passo de gigante, permitindo mudar mentalidades e criar gente jovem a participar na construção de uma sociedade renovada”.

Jardim Moreira falava no âmbito do debate “O futuro começa agora”, promovido por aquela instituição e que envolveu 200 alunos, entre os 13 e 17 anos, de 15 escolas e instituições entre Bragança e Niza, que decorreu no auditório do Museu Soares dos Reis, no Porto.

Implantada em todos o país, o passo seguinte da EAPN- Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, segundo o seu presidente, será “cativar os professores aderentes para que tenham formação e, assim, poder colaborar com os jovens nas escolas”.

“Não vai haver dinheiro, mas sim parcerias entre as escolas e a Rede”, salientou o responsável de um projeto que surgirá “depois do desaparecimento, nos últimos anos, das áreas de projeto e de Educação para a Cidadania”, lembrou Sandra Araújo da Rede do Porto.

E acrescentou: “Com este novo projeto vai manter-se a aposta de distribuição dos conteúdos pelas escolas, agora mais direcionados para o público mais jovem depois de um esforço de sensibilização junto dos adultos”.

Imagem

5 thoughts on “O Quê???

  1. Eu vejo as coisas de forma simplista: pensei que para deixarem de ser pobres, bastava-lhes terem dinheiro 🙂
    Afinal, parece que lhes vão dar (mais) conversa.

    Gostar

    1. Não… é o passe final (ou quase, ainda há outro) para se atribuírem à escola todas as funções que foram falhadas pelos políticos, economistas e autores de colunas e programas de economia e finanças na comunicação social.

      Gostar

      1. Nem mais! As instituições responsáveis falham (e nós é que somos @s calaceir@s), logo, a “escola” responde! Como costuma dizer, vão-se catar!

        Gostar

  2. É muito mais fácil ir para as escolinhas com “converseta” em forma de umas acçõezitas e trabalhitos -tipo projecto, com uns debatezitos sobre empreendedorismos, livre iniciativa, inovadorismos… do que actuar onde deviam e onde as escolas não podem (e nem lhes compete) chegar: directamente junto das famílias, sem emprego, sem rendimentos, pobres e marginalizadas e cujas criancinhas vão para a escola com o estômago a roncar… arranjem-lhes projectos de vida, procurem-lhes trabalho, promovam protocolos que fomentem a integração destas famílias, chamem a vós a dita economia social e levem-na a estas famílias, auxiliem-nos na organização e desenvolvimento de competências parentais, … – pois está claro… isto daria muito mais trabalho… e as necessidades são mais muitas… é, mesmo mais fácil e até tem mais visibilidade ir para as escolinhas…

    Estes srs pensam nisto há 25 anos… pois… as escolas públicas (com todas as suas limitações e “insucessos” ) fazem-no há muito, muito mais…Quem tem, afinal, possibilitado a ascensão social (e, o que tal implica) ao longo do último século? – muitos saídos de um mundo urbano/rural pobre onde os pais mal sabiam ler e escrever…
    Não há paciência! Se cada um fizesse a sua parte onde lhe compete… teríamos um país muito melhor!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.