Quem de 9 Tira 5, Fica com Mais?

Desde o início que escrevo que a “descentralização” na Educação é apenas uma forma de esvaziar níveis de decisão que estão agora nas escolas, sem que se reduzam as suas funções. Ou seja, fazer o mesmo ou mais (do tipo “combater a pobreza”), mas com menor poder de decisão. E não me interessa se há quem agora tem vereadores, presidentes de câmara ou assembleia municipal da sua cor (ocorre-me o caso sintomático de Gaia, onde agora confluem muitas vontades descentralizadoras, até levam com outro menezes em cima). O que está em causa é que não adianta “temerem” isto ou aquilo, porque a realidade é o que é e não o que se mete na montra. Enfia (ou já enfiou) o barrete quem quis ou a quem pareceu que daria jeito.

Há gente que acredito ter sido crédula ou ingénua, mas são mais os oportunistas e os que sabiam há muito que seria assim, mas fingiram que não. E ainda há os troca-tintas que disseram o pior disto, mas que agora vão dizer que é a “boa” descentralização, enquanto arranjam outras coisas para fazer barulho e parecer que estão a “lutar”. E continua a lamentar que as actas do seminário do CNE realizado na Universidade de Aveiro sobre este tema tenham sido o que foram (pois há coisas que não estão lá e deveriam estar para que as pessoas não digam agora outras coisas, algumas que mal se ouvem e ainda as que de início foram truncadas por um azar dos távoras).

E depois há tudo o que se esconde sobre os fracassos de medidas deste tipo em países bem mais desenvolvidos do que o nosso neste tipo de matérias (como a Suécia, que agora já ninguém reclama como exemplo).

Descentraliza

Esquema retirado do Público.

2 thoughts on “Quem de 9 Tira 5, Fica com Mais?

  1. O esquema está com erros como convém. Tudo o que respeita ao pessoal não docente (excepto no pré-escolar) é competência das escolas. Que os contratam e pagam os salários.

    E as obras passam para as juntas.
    Para estes iluminados a gestão escolar por professores é tão incompetente que até reconhecem mais capacidade aos voluntários das juntas de freguesia para conservarem as escolas. Afinal, já gerem os cemitérios… as escolas estão ao nível destes quanto à sua importância.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.