A Prova de Aferição de HGP

É território que posso reclamar como meu ao fim de 25 anos, pelo que me sinto bastante bem quando comparo os materiais que produzo para avaliação quando lecciono a disciplina e esta prova que revela alguns problemas para o que parecem ter sido meses de preparação. De acordo com as instruções do próprio IAVE para a produção de provas, as imagens devem ter legibilidade e ser claras, o que não é sempre o caso, com imagens demasiado pequenas, mesmo se coloridas (os casos mais evidentes são os das questões 1 e 3, mas também da 6). Por outro lado, o bom senso aconselha uma organização da prova em que as questões remetam para imagens que estejam na mesma página, sem ambiguidades, o que não é seguido nas questões 5 e 16, que poderiam ser arrumadas de outra forma, desde logo não parecendo misturar a Pré-História e o Império Romano.

Para além disso, há ainda que lamentar – em tempos de tanto suporte digital com qualidade – que alguns dos mapas usados pareçam desenhos toscos, não obedecendo a uma tipologia comum ou incluindo imprecisões desnecessárias como a representação do Império Romano que inclui a Escócia, ignorando que para lá da muralha de Adriano (na Caledónia) mandaram os Pictos.  Não encontraram mesmo um mapa melhor?

Mas, para mim, o pior mesmo é qualidade da imagem destinada a representar as actividades das comunidades recolectoras e agro-pastoris, pois os alunos estão habituados a reconstituições muito melhores, desde a qualidade dos desenhos à própria escala (o canto superior esquerdo da imagem com a caçada ao elefante e a anta é para esquecer, mas toda a imagem faz lembrar coisas de há 20 anos).

AfereHGP

Por fim… muitos dos problemas na resolução destas provas passa pela formulação do enunciado das questões. Esta prova não é excepção. Há perguntas que poderiam estar escritas de forma bem mais clara, tanto quando ao vocabulário como quanto à própria estrutura do discurso.

Um último, mesmo último conselho… numa prova de 5º ano poderiam ter colocado as referências às fontes das imagens todas no final da prova… serviria para que as páginas do questionário não ficassem tão polvilhadas de rodapés. E, se aquela coisa dos direitos de autor na primeira página é para levar a sério, deveriam colocar a autoria dos desenhos que aparecem sem menção da origem.

Vamos ter de esperar pelas provas de 8º ano para ver se há melhorias.

6 thoughts on “A Prova de Aferição de HGP

  1. Parece-me que esses senhores do ministério não têm noção do que são crianças de 10 anos – não têm poder de concentração para realizar uma prova durante 90 minutos, com enunciados tão extensos e relacionar informação de várias imagens/mapas… para não falar do exagero que são as metas. Espero que, com os resultados obtidos (e a previsão não é boa), revejam o programa da disciplina.

    1. Os “resultados” são secundários nisto tudo, a menos que confirmem qualquer teoria de desenvolvimento curricular que esteja neste momento junto ao centro de decisão. Infelizmente. Quanto ao programa… há muito que acho que a História (com ou sem a Geografia num 1º ano) deveria ser uma disciplina para os 5 anos dos 2º e 3º ciclos.

  2. um preciosismo cientifico: provavelmente deveria ser uma mamute, em vez de um elefante…e duvido que tivesse uma expressão tão feliz quando estivesse a ser espetado…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.