As Maiores Dificuldades da Prova de Aferição de Matemática e Ciências Naturais (5º Ano)

Embora a prova comece pelas Ciências e por ordem alfabética as CN também surjam antes da Matemática. Mas isso não interessa.

Como vigilante interessado constatei – como outros colegas na 5ª feira e hoje – que algumas das maiores dificuldades na realização desta prova são:

  • Trazer o material necessário para a prova,. pois uns 25-30% trazem uma esferográfica e o resto (como a parte da Geometria) que se faça por si mesma.
  • Escrever o nome completo ou assinar de acordo com o Cartão de Cidadão (por muito que se avise, mesmo três vezes em cinco minutos, não há maneira…).
  • Ler as questões do princípio ao fim.
  • Entender as palavras das questões, desde logo o género ou número delas, porque o singular não é plural quando , por exemplo, se pede para assinalar “a” opção correcta.
  • Entender que o espaço que fica para a demonstração da resolução de um problema (questão 10) não é para escrever 2/5=25.
  • Ocupar 30 a 40 minutos sem fazer nada, após terminar a prova (ou dá-la por terminada) sem bocejar ruidosamente, reclamar com o calor, esparramar-se na cadeira com tédio e, no fundo,

(mas nada de dúvidas, a culpa de tudo isto é dos professores ou porque não ensinaram a preceito ou, se ensinaram, porque andaram a “treiná-los”)

 

 

Anúncios

8 thoughts on “As Maiores Dificuldades da Prova de Aferição de Matemática e Ciências Naturais (5º Ano)

  1. Apercebi-me, no último ano que fiz vigilâncias, da dificuldade que os alunos sentem na gestão do tempo pois a maioria não usa relógio de pulso só o do telemóvel. Proponho a existência de um relógio nas salas de exame.

    1. Existe na minha, mas se for de ponteiros pode levantar problemas, porque nem todos sabem usá-lo ou percepcionar o tempo a partir do movimento no espaço. Mesmo em formato digital, não sabendo fazer contas, precisam que lhes seja dito alto “faltam “x” minutos…”.

  2. Por acaso não existe la em casa um relógio que se possa levar para o exame?
    É impressionante. Agora até nas salas é preciso relógio!!!
    Depois ainda dizem que nao lhe fazem a a papa toda.

    1. Amigo Pretor!
      (Pode-se levar o relógio de cuco?)

      Claro que seria 1 boa ideia haver 1 relógio nas salas de aula- analógico ou digital, tanto faz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s