Que Los Hay, Los Hay…

Os serviços mínimos em Educação, sempre que em causa estejam provas de avaliação de âmbito nacional (e não apenas “exames”), estão legislados desde 2014 e fomos vários a avisar com remissão para a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (artigo 397º). O que o tribunal arbitral define (artigo 398º) é, na ausência de acordo entre as partes, a extensão desses serviço, não se existem ou não.

Nas últimas duas semanas, nas escolas e na comunicação social, houve demasiada gente (bem… na TV só me lembro de uma pessoa) a mentir sobre isto. Em alguns casos de forma descarada (pois sabem das coisas e muito bem e sempre se gabaram de dominar o terreno), mas em outros por papaguear coisas que desconhecem e são demsiado preguiços@s para pesquisar e pensarem pela própria cabeça, indo atrás de “cartilhas”.

O serviço prestado pela FNEprof aos professores nesta matéria foi lastimável. Os serviços mínimos foram decretados e, por muito que se rodeiem as coisas,  a imbecilidade de alguns pode vir a ser (de novo) generalizada a toda uma classe profissional.

Até porque se pode ler no DN que “Fontes sindicais já tinham afirmado à Lusa que a greve dos professores agendada para 21 de junho terá serviços assegurados para garantir a realização de exames nacionais e provas de aferição.”

Ou seja, andaram a enganar o pessoal, a opinião pública e apenas a agitar lutas inconsequentes.

E se fossem pastar para um prado bem seco?

(sim, estou a medir as palavras e pecar por defeito no que penso, pois estou farto de idiotas armados ao pingarelho… que nem uma aula dão se não for do tipo vipe… ou “formação”… Pior ainda se esta greve tiver sido uma espécie de combinação de bastidores… quase a pedido para o centeno-ronaldo ser “pressionado”… já que há governantes “sensíveis” mas sem qualquer peso na matéria)

fneprof

Anúncios

9 thoughts on “Que Los Hay, Los Hay…

  1. No próximo dia 21, apesar de todos os jogos florais que irão aparecer, vamos ter de engolir o ME a cavalgar a onda (preparada por aqueles que nos deviam representar e defender) a dizer que as crianças não foram prejudicadas e os exames decorreram com normalidade… Oferece-se-me dizer, parafraseando o presidente do teu clube “Bardam… para essa gente!” Ou são incompetentes ou coniventes! Acho que são um pouquinho (ou bastante!) das duas.

  2. São incompetentes, são coniventes e são retardados mentais se pensam que representam os Professores.
    Uma classe como a nossa merece melhores sindicatos.
    Não será altura de alguém fazer um a sério? Um que não seja apenas para os partidos controlarem (ou tentarem fazê-lo) os Professores? Um que nos representasse MESMO?

    1. Quem “faz” um sindicato são @s suas/seus sóci@s, portanto, está na postura e empenho dest@s o sindicato ser bom, mau ou assim-assim. @s dirigentes agem de acordo com o seu coro de vozes ou falta dele. Crie o sindicato que criar, o “problema” vai ser sempre o mesmo. Além disto, sociologicamente também há explicação para o que se passa ao nível da “classe” docente portuguesa. É só investigar…

      1. Não é verdade; os sindicatos não agem em função dos seus sócios e sim em função do que os partidos a que obedecem lhes mandam fazer. Aos sócios transmitem ordens (“indicações”, vá).
        O resto é conversa da treta, por mais que lhe custe admitir.

  3. Olhe que não… Vá por mim: por mais independente que o sindicato possa ser, o tal que propõe criar, continuará a ser a sua massa associativa que traçará o seu rumo. A não ser que seja só formado pel@s seus/suas dirigentes…

  4. Eu como contratado que acaba o contrato a 31 de Agosto 2017 gostava que alguém me explicasse qual a sanção se FALTAR à palhaçada da requisição para os serviços mínimos dos exames.
    Será que vou ser despedido com justa causa? ou serei impedido de concorrer para o ano que vem?
    Quanto tempo demora a ser instaurado o tal processo?
    E digo mais: em 2013/2014 o meu contrato durava 365 dias segundo o recibo retirado em 02/10/2013, mas na assinatura do contrato aparecem 365 dias. E chamo de mentirosos e aldrabões a esses senhores. Ou então devem de ser analfabetos.
    Se o ministério não cumpre com a sua palavra eu estou com uma vontade de não por os pés na escola dia 21 ENORRRRRME!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s