Da Utilização do Travessão para Intercalar um Aparte num Texto

O Livresco envia-me muita informação e ligações do que se publica em Educação entre nós. Algumas vezes dou comigo a ler coisas perfeitamente inúteis, por preguiça, apatia ou ligeiro divertimento. Há pouco, lia uma prosa perfeitamente anódina da actual subdirectora do DN sobre a greve recente dos professores (o Baldaia anunciou catástrofes com a sua ira habitual a projectar fogo e chumbo sobre a malandragem, a sua sub veio agora afirmar a bonança) só porque me divertiu o uso recorrente do travessão para intercalar apartes, explicações, detalhes numa frase – tal como eu estou a fazer aqui – sem que se perceba bem se o sabe fazer, se apenas se esquece que o que é intercalado deve ter um travessão no início e outro no fim, exactamente para produzir o efeito de destaque.

Exemplifico: num texto com seis parágrafos, a opinadora começa bem – usa os travessões de forma canónica no segundo e terceiro parágrafo – e depois perde-se do quarto ao último parágrafo, “abrindo” o travessão inicial e depois esquecendo-se de “fechar” a parte intercalada. Num dos casos percebe-se que mais valia ter usado uma vírgula, em outro ainda aparecem umas reticências…

Eu entendo, também já dei muita calinada na vida, acontece. Quantas vezes com a pressa. Mas, que raios, eu sou um mero professor do básico, não sou subdirector do nosso diário (continental) mais antigo. Cá para mim, ainda fez Português com professores grevistas e deu nisto, só que não informaram o chefe do posto de comando.

Cruzes… já cheguei à silly season… preciso de ir ler as páginas cultas do espesso para saber o que há de transcendental por aí…

Travessao

(material de apoio de um manual do 5º ano)

4 thoughts on “Da Utilização do Travessão para Intercalar um Aparte num Texto

  1. nem sei porque gastam palavras sobre este assunto quando a malta docente já está domesticada.
    pode acontecer é que essa domesticação se traduza numa forma de greve bem mais acutilante e cujos resultados só serão visiveis daqui a uns anos…

Deixe uma Resposta

