5 thoughts on “A Sério

  1. O provincianismo habitual leva até as instituições de ensino superior a maravilhar-se com os grandes príncipes nórdicos da educação… Não sabem eles, ou parecem não saber, que a atual reforma do currículo está a levantar sérias críticas entre professores e pedagogos na própria Finlândia…
    Não falta também muita informação na rede a dizer que o chamado ” milagre finlandês” não se deve à conversa habitual de um ensino muito avant- garde mas antes às reformas anteriores que deram muita importância aos exames e à avaliação dos alunos … e que os resultados começaram a cair, precisamente, com as reformas modernaças…
    Por outro lado estão muito maravilhados com os grandes deuses nórdicos da pedagogia, que gastam muita ”massa” na educação e sem os problemas da sociedade portuguesa, mas querem fazer o mesmo gastando como um país do terceiro mundo. Ou é isto ou ”cheira-me” que há muita gente a chegar-se à ”gamela” dos fundos europeus e há que justificar cursos e assessoria em geral… Se assim é proponho o modelo de Singapura, que alguns adoram sem conhecer: Muito exame e castigos corporais aos mais recalcitrantes….

  2. Infelizmente, não vai faltar muito para sabermos o que foi feito da adjudicação dos fundos europeus à educação.E tudo se vai repetir – desapareceram em gabinetes, parcerias, experts, think tanks…
    Aí vai ser criada 1 comissão de apuramento de responsabilidades em que o culpado é o porteiro.

  3. “Empreendedorismos”, “janelas de oportunidades”, “cluster´s de excelências”… com o portugal2020
    E, os parvos são quem???

    Na educação os rombos conseguem esconder-se por muito tempo … nos paióis a coisa é bem mais rápida…
    E, os parvos são quem???

    São os estúpidos de sempre – são os que estão, sempre, por cá para aguentar – e…, e…., aguentam, aguentam!!! (os outros também aguentam… – aguentam, aguentam mas com bolsos recheados e futuros risonhos – mas, estes, são os espertos)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.