Eu Ia Comentar…

… que as conclusões eram, em grande parte, óbvias e conhecidas (em especial as mais timidamente críticas) há muito até que dei com esta parte:

A distância entre estabelecimentos de ensino que integram um mesmo agrupamento foi a principal dificuldade apontada ao processo de agregação de escolas, que foi dado como concluído em 2013/2014, segundo revela um estudo do Conselho Nacional de Educação (CNE), que tem na base uma amostra de 25 agrupamentos dos 713 existentes.

Se o CNE, com os meios ao seu dispor, se contenta com estudos e conclusões generalizantes a partir de uma amostra de 3,5% dos agrupamentos, que poderei eu obstar do buraco da minha insuficiência metodológica?

Já sei… são 3,5% significativos e representativos do todo. Aqui as partes mais próximas de mim nem vê-las, nem sequer outras bem mais singulares, mas isso agora não interessa nada e eu só sei ser má-língua porque, basicamente, acho que tudo está bem quando as pessoas que interessam acham que tudo acabou em bem.

De qualquer modo, fica aqui o estudo sobre a organização escolar e os agrupamentos, porque é grande e tem uma boa introdução teórica com interesse.

CNEAgrupa

3 thoughts on “Eu Ia Comentar…

  1. Fantástico!
    As economias de escala a funcionar em pleno…
    … lá, pelos meus lados, não notei o mesmo ( à escala a minha amostra não deixa de ser significativa) … hum… talvez já esteja numa de deseconomia de escala…
    Como este país é bom a fingir! Um verdadeiro cluster do faz-de-conta!
    …filas incontáveis na segurança social (a título de exemplo), tempos e tempos de espera nos hospitais, “calcorreamento” de serviço em serviço e nada resolvido, marcações prévias de vacinação e afins, serviços que funcionam rotativamente manhã/tarde e o pessoal que falte ao trabalho,…, incêndios que se agigantam, paióis assaltados,…
    e milhões… milhões… milhões que alimentam outros cluster´s – dos interesses e das suas novas (velhas) janelas de oportunidades.

    1. Não deixa de ser uma “boa introdução teórica” ao tema. Não disse se concordava, até por se saber há muito tempo – a começar pelo próprio (ainda presidente do CNE – o que penso do assunto e das truncagens feitas na sua análise.

Deixe uma Resposta

