Aposentações a 1 de Setembro

É o êxodo dos sargentos das Forças Armadas e dos cabos da GNR. Num total acima das 950 aposentações, são (se contei bem) 195 sargentos (excluindo casos de invalidez) dos três ramos das Forças Armadas e mais de 90 cabos da GNR. Por comparação, aposentam-se 84 professor@s e 4 educadoras.

As Forças Armadas com perto de 350 aposentações no seu conjunto são as campeãs. O Ministério da Educação (acima das 120 entre pessoal docente, não docente e técnicos superiores) bate a GNR por uma meia dúzia.

Aviso n.º 8895/2017 – Diário da República n.º 152/2017, Série II de 2017-08-08 

Finanças e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social – Caixa Geral de Aposentações, I. P.
Lista de aposentados e reformados a partir de 1 de setembro de 2017.
up+main
Anúncios

8 thoughts on “Aposentações a 1 de Setembro

  1. POIS … e já agora reparemos no valor médio das reformas dos profs com o atribuído noutras carreiras “aos nossos ex colegas de liceu e depois de outros cursos universitários” … mesmo sendo modestos e comparando, em cada uma das carreiras, categorias a que a maioria desses funcionários ascendeu. Excluímos para esse feito os prof catedráticos, juízes desembargadores ou conselheiros, Generais ; Inspectores coordenadores, médicos directores de serviço etc etc … Só profs do 9 º escalão terão reformas próximas das que vemos publicitadas neste DR. Resumindo, no contexto actual, para além de continuarmos ao serviço em caso de reforma “forçada”, o valor das nossas reformas andarão próximas de funcionários, que ao tempo em que ingressaram nessas carreiras, apenas lhes foi exigida com habilitação académica “o ensino básico obrigatório” –

  2. Não se esqueçam que a este valor há ainda a subtrair mais descontos; 23% de IRS se o docente for casado com funcionária pública e 12% novamente para a ADSE. Os simuladores da CAGA, não fazem nenhuma referência a mais descontos. Muitos professores desesperados, recorrem ao simulador e ao verificarem certos valores, são tentados a pedirem a aposentação e depois têm surpresas desagradáveis. Também convém referir que se o funcionário pedir a sua aposentação, para além da idade legal (66 e 4 ou…meses), tem bonificação, cada mês que passa da idade legal é mais bonificado do que no tempo de (descontos) serviço.
    Até apetece dizer, se os professores sentirem que não estão com capacidades; físicas ou mentais para aguentarem mais, façam como os policias passem à reserva, recorram à baixa médica. O professor necessita de alguma dignidade, tal como outras profissões. Não usamos armas para nos defendermos, e qualquer coisinha que diga ou se faça todas as “objetivas” estão em cima de nós. Corremos mais riscos, não temos autoridade nenhuma.
    Espero que esta pequena nota, possa ajudar….

  3. Correção. Quando se pede a aposentação ou a reforma ( esta é com penalizações). Quando vem o valor ilíquido, é preciso depois, descontar : 23 por cento de IRS, se o funcionário for casado com funcionário público, ou 11 por cento se não for casado com funcionário público.É ainda preciso descontar 3,5 por cento para a ADSE. Exemplo : alguém recebe a carta da CGA a dizer que o valor da sua pensão é de 2200 euros.É necessário descontar 23 ou 11 por cento para o IRS, mais 3.5 para a ADSE.Se for um casal de funcionários públicos, perfaz 26.5 de desconto sobre esse montante. No caso, seria 583 euros de descontos. O valor da pensão seria de 2200 euros menos 583 euros e o funcionário, receberia 1617 euros.Até dezembro há que juntar o valor do subsidio de duodécimo, que a partir de 2018 desaparece, uma vez que se irá receber em junho e novembro, ou em julho e dezembro para os aposentados.

  4. No caso dos Sargentos deve ter-se em conta que todos os que agora se reformaram, ainda bastante jovens, estavam em casa, na reserva, desde 2012, ao abrigo do estatuto dos militares. Ou seja, estavam reformados desde 2012. Claro que se Portugal tivesse entretanto entrado em guerra podiam ter sido chamados de volta os reservistas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s