A Abordagem Holística

Ou aprendizagem baseada em fenómenos é a nova moda finlandesa. Levanta-me algumas reservas, por muito que eu goste da contextualização. Só que a abordagem “holística” tende a diluir em excesso algumas fronteiras e limites que, digam-me o que disserem, ainda fazem sentido, quando se pretende dar “estrutura” à aprendizagem numa fase em que a teoria do “tudo é uma entidade complexa” não chega exactamente por tender a confundir o que é diferente.

Entendo a sedução (em especial para quem se sente perdido e órfão de uma qualquer nova âncora para se sentir “no século XXI”) e acho interessante numa primeira fase das aprendizagens, talvez até aos 7-8 anos, mas a partir daí acho que a tal “abordagem holística” tem tendência para acabar numa caricatura de si mesma. É um caminho que não recuso, a menos que seja como modelo único como o querem impor.

Holismo

(quem leu alguns escritos do pós-estruturalismo dos anos 60-70, em especial do Foucault, e os entendeu, percebe as lógicas subjacentes a este tipo de abordagem para além das versões folclóricas e mal amanhadas que nos andam a servir…)

 

4 thoughts on “A Abordagem Holística

  1. Pelo que percebi, uma espécie de Área Escola, trocando os termos projectos pelos phenomena ou tópicos, que se pretende generalizada gradualmente?

    E que por cá se dá, com a nova flexibilização curricular, o nome de Cidadania e Desenvolvimento ?

  2. Mas por que carga de água o ensino tem forçosamente deestar ligado à resolução de problemas, ao imediato, ao mundo que nos rodeia?

    Desde qd o valor do conhecimento por si não é o essencial da Escola?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.