Limpezas de Verão – 4

E eis que chego aos jornais… muitos anos de papelada, mesmo muitos anos de acumular a edição completa, não vá o caso do recorte se perder. Há coisas que já podem ir embora, outras que é divertido recordar (como a edição de uma revista extra-jornal do Diário Económico com o Salgado na capa e grande destaque ao BES Photo com página inteira de anúncio prévio), outras que fazem pensar que eu sempre acreditei nesta coisa da consulta aos professores e respectivas opiniões, muito antes de alguns se lembrarem disso, mesmo se preferem consultas por medida.

Em 22 de Março de 2010, o Público e a Bárbara Wong analisavam as respostas de certa de 800 professores a um inquérito do Umbigo sobre o que deveria mudar no currículo de então. As respostas não são de espantar quem viveu as coisas por aqueles tempos e só poderão admirar quem seja, natural ou convenientemente, desmemoriado ou ainda estivesse a nascer para estes temas.

IMG_5694IMG_5695

Já na altura se defendia o regresso às aulas de 50 minutos no 3º ciclo (e no 2º, já agora), a redução do número de disciplinas e, não o esqueçamos, o fim das ACND que só serviam para sobrecarregar o currículo com muito pouco ou nada. Antecipando certas “autonomias e flexibilidades”, o pessoal dividia-se quanto à possibilidade das escolas gerirem parte do currículo. A maioria relativa (um pouco mais de 40%) era contra esse tipo de medida e mais 14,4% aceitava apenas que fosse gerido localmente até um décimo do currículo, enquanto 18% achava que poderia ser mais de 30%.

O que eu pensava sobre o assunto não mudou muito, embora, curiosamente, já na altura achasse que era tempo de mudar alguma coisa, concentrando o currículo para aprofundar as aprendizagens, mudando a própria escala de avaliação (na altura a maioria pronunciou-se pela escala de 1 a 10) e introduzindo áreas de frequência opcional num regime de créditos. Num acto de relativa auto-complacência ficam aí, de novo, as minhas declarações.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.